Acontece na UNIFIPMoc: Calouros de Medicina participam de cerimônia do Jaleco

Foto: Start Formaturas

O Espaço Vision foi palco da Cerimônia do Jaleco da 32º turma de Medicina da UNIFIPMocAfya. O evento ocorrido na noite de quinta-feira, 28 de setembro é tradicionalmente realizado pela instituição, a cada início de semestre, e objetiva reunir familiares e estudantes para confraternizarem e comemorarem com os calouros o início da jornada médica na FIPMoc, que tem como um dos momentos a entrega simbólica do jaleco.

Foto: Start Formaturas

A Cerimônia contou com a presença do coordenador do curso, Antônio Prates Caldeira, da coordenadora-adjunta Lanuza Borges Oliveira, a coordenadora do Internato Médico Fátima Maria Barbosa Horta entre outras autoridades acadêmicas.

Foto: Start Formaturas

Para o coordenador Antônio Caldeira, “A Cerimônia do Jaleco é um momento de acolhimento do estudante e de seus familiares pela instituição. A admissão ao curso de medicina é um sonho para muitos estudantes, pais e familiares. Na Cerimônia do Jaleco, festejamos essa vitória. Mas também lembramos as responsabilidades da profissão médica. Ao receber o jaleco, o estudante simbolicamente reafirma seu compromisso como estudante de medicina e todo zelo da sua atuação. Durante a cerimônia, a coordenação de curso e a instituição em geral se colocam à disposição dos estudantes e familiares para apoiar todo o período de formação. O Cerimônia do Jaleco é também como um rito de passagem, que celebra a entrada do acadêmico no mundo da saúde, da medicina, da assistência e do cuidado com o ser humano, de forma empática e responsável”.

Foto: Start Formaturas

Para a coordenadora Lanuza:

“ O evento ficará marcado para sempre na vida dos alunos, é o dia em que estão dando oficialmente as boas-vindas a uma jornada incrível e desafiadora. Mas antes dessa jornada, cada um dos estudantes traz uma história de desafios, superação, abdicação e orações que permitiram chegar até aqui. Aqui estão com pessoas especiais, pais, amigos, companheiros, que compartilham de um momento que enche os corações de todos de alegria e orgulho, pois este momento reflete o comprometimento, paixão e dedicação de cada um futuros médicos. Acadêmicos e famílias, saibam que nós da UNIFIPMoc Afya, gestão superior, coordenação, professores e colaboradores estaremos sempre a apoiá-los, tenham a certeza que de que fizeram a escolha certa, uma instituição séria, comprometida com a formação de qualidade, que envolve alguns aspectos como (infraestrutura, excelentes campos de prática, gestão envolvida e professores qualificados), tanto que é reconhecida através do melhor conceito de avaliação, nota 5 no MEC. A cerimônia do jaleco é mais do que um simples ritual, é o início de uma jornada que transformará o aluno em estudante de medicina, e, futuramente, em médicos. À medida que eles vestem os jalecos, assumem não apenas um uniforme, mas também um compromisso solene com a humanidade, pois estão ingressando em uma profissão que exige empatia, compaixão e ética. Com certeza irão enfrentar desafios, mas também irão celebrar muitas conquistas. Este é o começo de uma incrível jornada de aprendizado, crescimento e serviço à sociedade. Portanto, que nossos estudantes vistam seus jalecos com orgulho, sabendo que estão prestes a embarcar em uma aventura extraordinária”.

Foto: Start Formaturas

Para a acadêmica Adrielle Mendes Oliveira, que é de Salinas, ela destacou o momento que está vivendo, “Muita felicidade não só pra mim, mas também para meus familiares, pois é um sonho se realizando e estou até um pouco triste, pois meu pai não pode estar presente, mas graças a Deus minha mãe está aqui. Sobre a UNIFIPMoc Afya estou adorando não só pela infraestrutura que é fantástica como também os funcionários e acadêmicos que me receberam de uma foram muito acolhedora”. De acordo com a mãe de Adrielle, Daniele Oliveira, “esse momento é de uma grande conquista e vitória não só dela. Não tenho palavras para descrever a minha felicidade por estar proporcionando a minha filha essa oportunidade de estar iniciando em um curso que ela sempre sonhou”.