Desde a última semana, as altas temperaturas tem castigado o Brasil. Nesse período de ondas de calor, é importante tomar precauções especiais para garantir o bem-estar dos nossos pets.
Certifique-se de que eles tenham acesso constante a água fresca, limpa e adicione gelo nos recipientes. O tutor pode fazer picolé natural batendo frutas com água ou água de coco no liquidificador, congelar e servir.
- O uso do ventilador é recomendado, mas com não deixe os vento ir direto nos olhos do pet. O ar-condicionado e umidificadores de ar também são uma ótima opção.
- Animais que vivem em quintal, precisam de uma atenção, disponibilize sombras e locais frescos para que possam descansar. Muita gente deixa o animal preso e a casinha exposta ao sol. O pet precisa ficar solto para facilitar a troca de calor.
- A alimentação precisa ser leve e em porções menores, pois a junção de estômago cheio e calor excessivo, pode ocasionar vômitos.
- Evite passeios nos horários mais quentes do dia e quando for levá-lo, não se esqueça da garrafa d’água.
- Nunca deixe o seu pet dentro de um carro estacionado, mesmo que por pouco tempo, pois dentro do carro a temperatura sobe muito.
- Animais de pêlos longos e/ou focinho curto, tem mais riscos de superaquecimento, pois têm mais dificuldade na troca de calor. Fique atento aos sinais como ofegar excessivamente, língua e gengivas vermelhas e fraqueza. Caso ocorra uma crise como essa, molhe o animal com água em abundância e leve-o a um serviço de atendimento de urgência. A hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal pode levar ao óbito.
Antes de viajar, consulte um veterinário para obter orientações específicas para o seu animal de estimação.
Abraço carinhoso da Vet!