Prefeitura capacita servidores para atender alunos do espectro autista

Créditos: Jerusia Arruda / Divulgação

A Escola Municipal Bolivar de Andrade, localizada no bairro Planalto, promoveu, nesta semana, uma formação sobre Transtorno do Espectro Autista, com o objetivo de orientar os servidores sobre as especificidades dos alunos com autismo e a forma adequada de atuar em cada situação.

Participaram do curso auxiliares de docência, serventes de zeladoria, inspetores de alunos, assistente social e psicólogo.

Tendo como tema central “Autismo: prática educacional na escola e família”, o curso orientou os participantes sobre os aspectos pedagógicos, alimentares, higiênicos e comportamentais dos alunos autistas.

De acordo com a diretora Renata Beatriz Durães Soares, ao pensar a inclusão da criança com autismo na escola de ensino regular, deve-se pensar também no professor e demais servidores da escola, que precisam estar preparados para receber esses alunos. “Por isso é importante a formação, para que todos sejam mediadores no processo inclusivo, assegurando, assim, um trabalho educativo organizado e adaptado para atender as necessidades educacionais especiais dos alunos”, avalia.

A formação foi ministrada pela professora Patrícia Santana da Silva, especialista em Atendimento Educacional, na Sala de Recursos da Escola Municipal Dona Vidinha Pires, no bairro Vargem Grande, acompanhada pela secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, e pela diretora pedagógica Elisângela Mesquita, além da diretora Odete Pimenta e da supervisora pedagógica Ana Cristina, ambas da Escola Dona Vidinha Pires.

“Agradecemos a todos os participantes, e de forma especial a toda a equipe da Escola Municipal Dona Vidinha Pires, pela parceria na cessão do espaço e pelo curso ministrado pela Patrícia Santana, que certamente vai contribuir para a melhoria do desempenho escolar e ampliar a acessibilidade dos alunos, dentro e fora da escola”, agradece a diretora Renata Beatriz.