Pesquisa recente comprova que é possível obter os benefícios da longevidade pelo exercício, sem precisar se submeter a treinos intensos.
Atividades simples, como correr curtos trechos ou subir as escadas para o seu apartamento, podem ser suficientemente intensas para proporcionar resultados positivos, de acordo com a pesquisa.
Este estudo é um dos primeiros a explorar a hipótese de que mesmo pequenas quantidades de exercício podem ser muito benéficas, mesmo sendo aquelas atividades não consideradas como treinos tradicionais.
Estudos mostram uma correlação entre pequenas quantidades de exercício realizadas ao longo do dia e uma redução significativa no risco de doenças.
Aqueles que incluíram atividades físicas de curta duração, como caminhar rapidamente até o trabalho ou subir escadas de forma acelerada, em sua rotina diária apresentaram uma diminuição de quase 50% no risco de mortalidade por doenças cardiovasculares e de cerca de 40% no risco de morte por todas as causas, incluindo câncer, em comparação com aqueles que não realizaram tais atividades.
Estas atividades devem ser realizadas com duração entre 1 ou 2 minutos, 3 vezes ao dia.
A nova pesquisa se insere em um amplo contexto de estudos sobre atividades físicas de curta duração, geralmente envolvendo exercícios tradicionais, como corrida em uma esteira ou uso de aparelhos elípticos em academias.
Em um estudo do ano de 2020 foi observado que exercícios curtos, com duração de cerca de quatro minutos, estão associados a uma expectativa de vida mais longa.
Outro estudo, realizado em 2019, revelou que subir escadas por um período de 20 segundos, repetidas vezes ao dia, melhora o condicionamento aeróbico.
Ainda outros estudos descobriram que a repetição de intervalos curtos de atividade física intensa, com duração de apenas quatro segundos, pode aumentar a força ou compensar o gasto metabólico causado por longos períodos de sedentarismo.
Atividades vigorosas realizadas em curtos períodos de tempo, com pequenas pausas entre elas, podem aumentar a captação de oxigênio e prevenir o entupimento das artérias cardíacas, além de obrigar o coração a trabalhar mais e funcionar de maneira mais eficiente.
No entanto, o novo estudo também revelou que não é necessário fazer grandes esforços para incluir essas pequenas atividades em sua rotina.
Para descobrir o que é considerado como uma atividade física moderada :
Se você é capaz de cantar enquanto faz a atividade, ela é considerada leve.
Se você não consegue cantar, mas consegue falar confortavelmente, a atividade é considerada moderada.
O ato de alternar o ritmo, para quem já se exercita pode incluir alguns benefícios além.
Quando você caminha cerca de 500 metros (por exemplo), de seu prédio até o supermercado (não é preciso correr o tempo todo), mas acelerar o seu passo por algumas centenas de metros duas ou três vezes durante o percurso.
Uma alternativa para incorporar exercícios vigorosos em sua rotina diária é optar por subir as escadas ao invés de usar o elevador.
Mesmo que você só suba alguns lances, isso já conta como atividade física intensa.
Além disso, carregar cerca de 5% do seu peso corporal por um ou dois minutos, utilizando uma mochila grande, também pode ser considerado um treino intenso.
Andar rápido e brevemente em subidas também pode proporcionar um período curto de exercício intenso.
Enquanto você brinca com seus filhos, por exemplo, procure se movimentar de forma mais intensa ou ao levar suas compras do carro para casa, procure aumentar o ritmo para obter um pouco de exercício.
Considere as atividades cotidianas como oportunidades de se exercitar e se esforce um pouco mais enquanto as realiza.