MEI: com a obrigatoriedade, saiba como emitir nota fiscal eletrônica nacional

A Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional passou a ser obrigatória para Microempreendedores Individuais (MEI) na última sexta-feira (1º).

A NFS-e começou a ser emitida por MEIs prestadores de serviços a partir de janeiro deste ano.

A mudança segue a Resolução nº 169/22 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) e vale para os MEI prestadores de serviços para pessoas jurídicas de todo o país.

1- O empreendedor deve acessar o Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica. Caso não possua cadastro, clique em “primeiro acesso” e forneça as informações solicitadas.

Impacto para empreendedores

O governo federal e o Sebrae, que oferece apoio para os empreendedores durante o processo, apontam que a adoção de uma NFS-e padronizada vai reduzir a burocracia e beneficiar a administração federal, além de facilitar a vida dos próprios contribuintes.

“Vamos padronizar as informações, reduzir custos e aumentar a eficácia. As micro e pequenas empresas ganham em competitividade e desburocratização, com a dispensa da emissão de documentos em papel”, defende o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Ademais, fazer o cadastro também ficou mais fácil. Além de recurso que integra a plataforma do governo federal na emissão da NFS-e, foi apresentada uma emissão simplificada para agilizar o processo.

As mudanças estão disponíveis tanto para navegadores quanto dispositivos móveis (versão Mobile)

[Com informações de CNN BRASIL]