Uma ação de prevenção e combate à leishmaniose será realizada neste sábado (19), na comunidade de Brejo Novo, em Montes Claros. A programação começa a partir das 8h e segue até às 15h, na Associação Comunitária de Pequenos Produtores Rurais de Brejo Novo (Premobn).
Serão realizadas ações de prevenção à Leishmaniose Visceral (calazar) e Leishmaniose Tegumentar, palestra sobre as medidas preventivas, controle vetorial e alternativas de proteção individual, teste rápido /DPP e ELISA nos cães da localidade para diagnóstico da Leishmaniose, vacinação Antirrábica em cães e gatos, entre outros.
Agosto Verde
Durante todo o mês de Agosto, a Prefeitura de Montes Claros está realizando uma série de atividades como parte da campanha Agosto Verde, de combate à leishmaniose visceral (calazar). Entre as atividades previstas está a realização da Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose.
LEISHMANIOSE VISCERAL – Doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos frequente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.
É transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue), conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade, sendo os mais comuns: mosquito palha, tatuquira, birigui, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.
Seus sintomas mais comuns são: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.