Olá pessoal do Webterra, vamos então bater nosso Papo de Bola da semana…E como sempre com muito assunto…
E chegamos à metade do nosso Campeonato Brasileiro e vamos fazer um balanço das participações de Atlético, América e Cruzeiro nessa competição.
O Atlético começou a competição como um do favorito a conquista do título, já que vinha do título do Campeonato Mineiro e com um grande investimento, sob o comando de Eduardo Coudet e com contratações como Patrick, Edenilson, Saravia, Jemerson e outros, mais na prática, esse favoritismo não vingou.
Até que entre os grandes, o Galo conseguiu bons resultados, como vencendo clássico contra o Cruzeiro, empatando com Palmeiras, vencendo o Internacional, o Athlético/PR, entre outros, mas acabou tropeçando em equipes que não almejam muito no Campeonato, como derrota para o Vasco, empate contra América, empate com Goiás, e sem falar no período de 10 partidas que ficou sem vitórias e as eliminações na Copa do Brasil para o Corinthians e na Libertadores para o Palmeiras, o que veio a acarretar na troca de comando, saindo Coudet e entrando Felipão, que dentro dessa turbulência toda, vem de 2 vitórias, contra São Paulo e Bahia, e tenta apaziguar o ambiente.
O Atlético termina o turno na 10 ° posição, com 27 pontos, com 7 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, e vai abrir o returno, domingo, às 11 Hs, no Rio de Janeiro, contra o Vasco, no Maracanã, e precisa vencer os cariocas, que no momento se encontram na 19 ° posição com 13 pontos, mas que no turno venceram o Galo, hora da revanche e da arrancada para conquista de uma vaga para a Libertadores de 2024.E o que pode ajudar o Atlético nessa arrancada é a inauguração de sua “casa”, a Arena MRV, que está pronta e deve já ser utilizada no fim do mês, dia 27, contra o Santos.
O América mudou da “água para o vinho” no Brasileiro, aliás, “do vinho para a água”, já que era um time muito bem organizado no início do ano, fazendo boas apresentações no Estadual, onde muitos até diziam ser o time mais bem organizado do Estado, que Vagner Mancini tinha o time em suas mãos, mais no Brasileiro, faz uma campanha pífia, que acabou acarretando a troca de Mancini por Fabián Bustos.
São somente 2 vitórias em 18 jogos, com 4 empates e 12 derrotas, o que deixa o Coelho disparado na “lanterna”, com somente 10 pontos, e creio que com chances minutas de se escapar de um rebaixamento, já que agora necessita vencer entre 11 ou 12 partidas, em um universo de 20 jogos, missão quase impossível diria, e essa missão quase impossível já começa sábado, assim como o Atlético, no Rio de Janeiro, também no Maracanã, às 18:30, contra o Fluminense, que é o 6° colocado, com 31 pontos.
Curiosamente, o Coelho mostra uma personalidade “bipolar”, pífio no Brasileiro, mais na Sulamericana, utiliza um time considerado “alternativo”, está classificado para as quartas de final, e enfrentará o Fortaleza, nos dias 24/08 em casa e 31/08, no Ceará. Bom seria que esse “espírito” do time “alternativo”, chegasse ao time titular para salvar o América.
E o Cruzeiro começou cheio de desconfianças, após fazer um Estadual muito ruim e com uma mudança no comando, saindo Pezzolano e chegando Pepa. A Raposa era dada por muitos especialistas como uma equipe que iria brigar pelo rebaixamento, fator esse que não se confirmou, pelo contrário, tanto que no início do campeonato, chegou até a ser líder.
Mas o time durante o turno variou muito entre altos e baixos, conseguindo fazer boas partidas contra times grandes como Grêmio, Flamengo, São Paulo, mesmo sendo derrotado, também fez boas partidas, como contra o Palmeiras, na última segunda feira, onde perdeu o jogo no lance final da partida, goleando o América, mais derrapando para Cuiabá, Coritiba, Goiás, o que deixou o time celeste na 12 ° posição com 24 pontos com 6 vitórias, 6 empates e 7 derrotas.
O time se reforçou na última janela de transferência, com nomes como Matheus Pereira, que infelizmente se machucou, Arthur Gomes, Lucas Silva, Palácios, entre outros e busca quem sabe conseguir uma vaga em uma competição Sulamericana, mas a grande meta cruzeirense é se manter na série A e essa meta prossegue no próximo sábado, às 21 Hs, em casa, no Mineirão, contra o Corinthians, que no momento é o 14 ° colocado, com 23 pontos, jogo de confronto direto.
E pelo Norte de Minas…Então, na semana passada fomos pegos de surpresa por uma carta publicada pelo professor Andrey Souza comunicando sua saída da gestão do North. Andrey é um abnegado desportista de Montes Claros, que literalmente joga nas onze, é futebol, vôlei, leciona, administra, como se diz no popular, “pau pra toda obra”, e fará falta ao futebol, mas como ele diz na carta, a sobrecarga de trabalho, de novos projetos, fez com que tivesse de tomar essa decisão.
A pergunta a ser feita agora, e como ficará a administração do North? Victor Oliveira vai tocar o projeto solo? Vai buscar novos parceiros? Fica a pergunta no ar. O que desejamos é que tanto Andrey em seus projetos e Vitor na administração do North obtenham sucesso, pois o sucesso deles, será o sucesso da região…Boa sorte a ambos!
Falando em North, no último final de semana tivemos o fim do hexagonal final do módulo 2 do Campeonato Mineiro e após uma acirrada disputa por 10 rodadas, a equipe do Itabirito sagrou se campeã com 21 pontos, seguido pelo Uberlândia com 18 pontos e a equipe do Betim ficando em terceiro lugar, com os mesmo 18 pontos do Uberlândia, mais perdendo nos critérios de desempate. Itabirito e Uberlândia farão parte da elite do futebol mineiro em 2024, parabéns…
Parabenizar também as equipes de São Paulo e Flamengo, que irão disputar a final da milionária Copa do Brasil. Na noite de ontem o tricolor superou seu arquirrival Corinthians pelo placar de 2 a 0 no Morumbi, e fazendo no agregado 3 a 2.Enquanto que os cariocas do Flamengo chegam a final fazendo no agregado 3 a 0 na equipe do Grêmio, vencendo por 2 a 0 na Arena do Grêmio e ontem 1 a 0 no Maracanã, apesar dos dias conturbados que o time carioca vem passando, inclusive com jogadores indo as vias de fato. Amanhã serão sorteados os mandos de campo na sede da CBF.
E para finalizar, neste fim de semana também acontece o encerramento da Copa do Mundo de Futebol Feminino com uma final europeia entre as seleções de Espanha x Inglaterra. O Brasil fez uma campanha muito abaixo do que se esperava e agora vamos aguardar se haverá mudanças no comando técnico ou se a treinadora Pia Sundhagen continua pelo menos até a próxima Olimpíada, aguardaremos…
E por hoje é isso pessoal…Um excelente fim de semana para todos, que vença o time de seu coração nesse fim de semana e até semana que vem…