Apagão nacional deixa ao menos 22 estados e DF sem energia

Foto: Burak The Weekender/Pexels/Reprodução

Um apagão afetou ao menos 22 estados do país e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15). O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha, mas ainda não divulgaram a causa do incidente.

Dados em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram uma queda repentina por volta das 8h30 e um retorno gradual cerca de dez minutos depois.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

“Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.

O Portal Webterra entrou em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A companhia informou que todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos.

“A Cemig informa que parte do sistema elétrico que atende os clientes de Minas Gerais foi afetada, na manhã desta terça-feira (15/8), pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN), que evita a propagação de desligamentos no SIN […] Todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos”

 

Matéria em atualização