Sim, a musculação ajuda a perder peso. A principal razão disso é que ela estimula o ganho de massa magra, também chamada de massa muscular, enquanto permite a perda de gordura.
A massa muscular é importante para ajudar na sustentação do nosso esqueleto e ainda para manter o metabolismo alto. Sim, músculos desenvolvidos consomem muita energia!
Outra vantagem da musculação é que o gasto calórico do exercício pode se manter alto por até 72 horas após o treino graças a um processo chamado de EPOC (sigla em inglês para Consumo Excessivo de Oxigênio Pós Exercício).
Ao questionar se a musculação emagrece, é necessário levar em conta também que a prática vai melhorar a saúde como um todo. Enquanto a gordura causa inflamações pelo corpo, os músculos liberam substâncias anti-inflamatórias. E, para adicionar mais massa magra no organismo, é necessário realizar treinos de força e contração muscular.
Embora a musculação tenha diversos exercícios para trabalhar cada grupo muscular, quando se trata de emagrecimento, não há nenhum específico para a perda de peso, principalmente quando nos referimos à gordura localizada.
Por isso, se a ideia é emagrecer treinando, é preciso analisar o tempo de sessão disponível para otimizar ao máximo a intensidade dos estímulos e o número de músculos ativados.
Ou seja, se os treinos irão ocorrer em duas ou três sessões semanais de no máximo 60 minutos (padrão observado nas academias), a melhor alternativa é utilizar exercícios mais complexos envolvendo mais de um grupo muscular.
Um exemplo prático: ao invés de realizar um exercício de cadeira extensora (que utiliza apenas o quadríceps na execução), pode-se optar pelo agachamento ou afundo (que trabalham os quadríceps, glúteo e o core, na região do tórax). Assim, com mais músculos trabalhando, o gasto calórico da sessão será maior.
É importante que você saiba que cada corpo responde de uma maneira distinta à prática da musculação. Geralmente, são necessários pelo menos dois meses para o aparecimento dos resultados, tanto nas roupas como ao se olhar no espelho.
Vale lembrar que alguns homens costumam apresentar resultados mais rápidos que as mulheres por conta de características biológicas, como o fato de terem 20% mais músculos no corpo. No entanto, existe uma grande parcela do público feminino que não só acompanha o ritmo como até ultrapassa os resultados masculinos.
É fundamental que o aluno consiga romper a barreira de tempo, entre o segundo e terceiro mês de treino, pois é onde a maioria acaba desistindo.
Lembre-se de que é a constância dos exercícios e bons hábitos que te levarão aos melhores resultados, e não as atividades isoladas ou sazonais.
Respeite seus limites, um dos objetivos da musculação é o de prevenir acidentes e lesões. Portanto, se concentre nas orientações de seu professor para executar os exercícios corretamente. Além disso, evitar a sobrecarga é fundamental para não prejudicar sua coluna e as articulações.
O acompanhamento com nutricionista pode te ajudar a conquistar melhores resultados, aliados a pratica do exercício.