Cota do PIS/Pasep: prazo para sacar dinheiro ‘esquecido’ termina neste sábado

Termina neste sábado (5) o prazo para 10,5 milhões de trabalhadores sacarem o dinheiro referente ao PIS/pasep.  De acordo com a Caixa, serão liberados R$ 25 bilhões considerados “esquecidos” em cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988.

O saque começou a ser liberado em 7 de junho. Na época, o banco divulgou Na época, o banco divulgou o número de trabalhadores que possuíam saldo disponível para saque. Até o fim daquele mês, foram apenas 500 mil pagamentos, que totalizaram R$ 745 milhões.

Tem direito a sacar o PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada, ou como servidor púbico, no período entre os anos de 1971 e 1988, e que ainda não tenha feito o saque das cotas.

O trabalhador deverá consultar o aplicativo do FGTS para ver se ele tem saldo disponível. A informação deverá aparecer na tela principal do aplicativo, onde será possível solicitar o saque.

Caso os valores não sejam sacados até este sábado, o montante será transferido para o Tesouro nacional. Os interessados, no entanto, ainda poderão solicitar o seu dinheiro correspondente à União – terão um prazo de até cinco anos para fazer o pedido.