Cineclube retoma atividades com exibição da mostra “Política, cultura e cotidiano no Brasil”, em Montes Claros

Depois de um recesso de 30 dias, o Cineclube CineMaracas retoma suas atividades neste sábado, dia cinco de agosto, com a mostra “Política, cultura e cotidiano no Brasil”, em novo dia e horário. O objetivo é discutir processos políticos, culturais e de comportamento no país dos últimos 20 anos.

As sessões agora acontecem todos os sábados, a partir das 18horas. São cinco filmes, entre longas e médias metragens, documentais e ficcionais que abordam vários aspectos da cultura e da política brasileiras.

As sessões acontecem na sede da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã, situada na Praça Beato Francisco Coll, número 107, a partir das 18horas, e o acesso é gratuito. Depois da exibição tem bate papo com a plateia sobre o filme apresentado.

Programação:

Dia 05/08 – “Elvis & Madona” (2010) – Ficção – 1hora e 45minutos.

Direção: Marcelo Laffitte.

Sinopse: A história da fotógrafa Elvira, que trabalha como entregadora de pizza no bairro de Copacabana (RJ), para tentar juntar algum dinheiro. Numa dessas entregas ela conhece a travesti Madona, que sonha em ser estrela do Teatro de Revista. A vida das duas iria mudar a partir desse encontro.

Dia 12/08 – “Patativa do Assaré – Ave poesia” (2009) – Documentário – 1hora e 24minutos.

Direção: Rosemberg Cariry.

Sinopse: Parte da vida e obra do cearense Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), conhecido como Patativa do Assaré, um dos mais importantes representantes da cultura popular brasileira do século 20. Poeta e repentista, conseguiu unir lirismo e denúncia social.

“Hiato” (2008) – Documentário – 20minutos.

Direção: Vladimir Seixas.

No início do ano 2000 um grupo de favelados, moradores de rua e sem-teto decidem se organizar para fazer uma visita a um shopping localizado na zona sul carioca. O grupo não imaginava a resistência que iria encontrar. Lojas fecharam as portas, a imprensa foi chamada, e a polícia atuava para impedir que os pobres ocupassem os mesmos espaços que os ricos. O que era para ser um passeio, acaba virando denúncia contra as desigualdades. Vladimir Seixas recupera imagens de arquivo e entrevista alguns personagens, sete anos depois do acontecido.

Dia: 19/08 – “O sal da terra” (2015) – Documentário – 1hora e 49minutos.

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado.

Sinopse: A trajetória do premiado fotógrafo mineiro, nascido em Aimorés, Sebastião Salgado (1944-), e seu trabalho fotográfico em Serra Pelada, África e Nordeste brasileiro, até o projeto Gênesis. Uma audaciosa expedição com o objetivo de registrar imagens, civilizações e regiões inexploradas do planeta.

Dia: 26/08 – “Democracia em vertigem” (2019) – Documentário – 120minutos.

Direção: Petra Costa.

Sinopse: A diretora acompanha o processo de impeachment da ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. O doc traz imagens exclusivas dos bastidores do Congresso Nacional, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista e de manifestações nas ruas. Acontecimentos que iriam mudar a história do país.