O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros inicia nesta segunda-feira, 24, uma ação de bloqueio contra a raiva, após a confirmação da doença em um morcego encontrado na região do Sesc (área central da cidade). Moradores que residem em um raio de 500 metros do Sesc devem levar os animais (cães e gatos) para serem vacinados.
Joel Fontes Souza, médico veterinário e responsável técnico do Centro Controle de Zoonoses, informa que “toda vez que a gente encontra um morcego positivo para o vírus da raiva precisamos fazer esse bloqueio em um raio de quinhentos metros, com a vacinação de todos os cães e gatos da área”.
Ainda segundo o profissional, é de fundamental importância que os moradores levem os animais, mesmo que estejam sendo vacinados todos os anos, para que a população, tanto humana quanto animal, não corra o risco de contrair a doença.
A ação de bloqueio acontece até a próxima sexta-feira, 28, das 8 às 16 horas, em dois locais: Orfanato Lar Nossa Senhora (rua São Carlos, 40 – Todos os Santos) e Praça Robson Costa (avenida Deputado Esteves Rodrigues, ao lado do Chico’s). O bloqueio vai proteger os bairros Vila Brasília e Todos os Santos, além do Centro.
“A população deve ficar em alerta pelo risco iminente da transmissão da raiva, uma vez que ela está circulando em animais silvestres. O Município se preocupa em fazer intervenções pontuais para que essa contaminação não chegue aos animais domésticos e nem ao ser humano”, conclui o médico veterinário.