O Rei do Norte tem as categorias de base como um dos pilares de manutenção e desenvolvimento. A diretoria entende que revelar jogadores é um caminho a se percorrer. Pensando no futuro, o clube estruturou o projeto dos Crias do North, iniciado há cerca de seis meses, dando oportunidade aos talentos da região e até de outros estados. Hoje, são mais de 100 atletas vinculados, integrando os elencos que participam de competições estaduais e nacionais com outras equipes tradicionais.
Criado em junho de 2022, o North EC busca trazer o esporte mais amado dos brasileiros para mais perto dos norte-mineiros, ofertar um ambiente propício para a prática do futebol e garantir a evolução dos garotos. É o que conta o sócio-proprietário Victor Oliveira.
“Desde sua fundação, o North Esporte Clube tem se destacado por oferecer uma estrutura de alto nível para os jovens atletas de sua base, fornecendo-lhes todas as condições necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades técnicas e físicas, sem se esquecer da formação cidadã”, explica.
A missão, segundo Victor, é fornecer aos meninos uma formação abrangente, que vai além das quatro linhas. “Nosso objetivo é transformar a vida de cada jovem que passa pela base do North, oferecendo-lhes oportunidades e ensinamentos que serão valiosos tanto no campo quanto na vida cotidiana. Além de desenvolver habilidades futebolísticas, buscamos promover valores como trabalho em equipe, respeito, disciplina e ética”, frisou.
Na formação, o North trabalha com as categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17. Nesse escopo de trabalho, o foco é o desenvolvimento do jogador dentro da própria instituição. Assim, na política interna, as práticas são voltadas para permitir que o jovem evolua. Dessa forma, com todo o suporte, possa integrar o elenco acima no ano seguinte, sendo desenvolvido de maneira integrada, por meio de uma equipe capacitada.
“Outro ponto de destaque no sucesso dos Crias do North é o seu corpo de profissionais altamente qualificados. Treinadores e preparadores físicos trabalham em sintonia para oferecer uma formação integral aos atletas, acompanhando-os em cada etapa de seu crescimento esportivo. Esses profissionais dedicados são peças fundamentais na trajetória dos jovens, orientando-os a alcançar seu potencial máximo tanto dentro como fora de campo”, prosseguiu Victor.
Leia também:
Experiências e isenção de mensalidade
A filosofia no projeto, portanto, é que o atleta seja amparado. De acordo com o coordenador da base, Marlon Araújo, os garotos são isentos de custos e conta com todo o suporte do clube para a disputa dos torneios.
“Não temos a cobrança de mensalidade e de inscrição no clube. Isso ajuda muito, pois sabemos que muitos atletas não têm condições de pagar. É uma característica da nossa cidade e da nossa região. Os clubes não têm o apoio que, de fato, deveriam ter do poder público. O North, hoje, traz essa ideia de não cobrar para que esses meninos possam participar de treinamentos com maior qualidade. Ajudamos com uma boa parte das viagens junto aos pais, que ali elaboram o formato e dividem essas despesas. Tudo para que a gente consiga fazer com que esses atletas participem da melhor forma das competições”, falou.
Marlon considera o momento oportuno para a garotada conviver com o ambiente esportivo, mostrar todo o potencial e ganhar notoriedade.
“Para nós, é uma alegria muito grande participar de uma competição onde os melhores times participam. Percebemos muito a participação efetiva dos observadores técnicos de cada equipe. É uma oportunidade muito grande para os nossos atletas, de participaram, vivenciarem isso e jogar contra grandes equipes com uma estrutura e trabalho já diferenciado”, diz.
E a molecada já está em ação e está na Chave A da Estadual 2ªDivisão, com Dínamo de Araxá, Ipatinga, Juventus de Minas Novas, Mamoré, Manchester (Pirapora), Pirapora FC, Siderúrgica e Uberlândia.
“Temos duas equipes hoje que disputam o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de base, ocupamos aí o segundo lugar geral da competição, visando aí a segunda fase da petição para alcançarmos o nosso objetivo que é subir. Temos agora o sub-13 no Brasileirinho. É um trabalho que veio para dar certo e de construção. Temos construído isso a cada dia, a cada momento, a cada instante. Claro que com total apoio família, que é o mais importante dentro desse processo. O clube tem dado condições a esses atletas. Os pais têm valorizado o trabalho e têm ajudado muito”, acrescentou Marlon.
Sub-13 representante norte-mineiro na Copa Brasileirinho
Os Crias do North embarcaram rumo à Juatuba-MG, na última segunda-feira (17), para representar o Norte de Minas na Copa Brasileirinho da categoria. A competição reúne mais de 30 equipes em busca da tradicional taça da base. Os Crias caíram no Grupo E, ao lado do Corinthians-SP, Flexeiras AC-RJ, Seleção de Juatuba-MG e MCM Esportes-MG.
Na primeira batalha, golearam o MCM Esportes-MG por 4 a 1. Gabriel Balisa duas vezes, Luiz Miguel e Davi marcaram na partida. O segundo jogo, no entanto, foram superados pelo Flexeiras por 5 a 2.
“Na Copa Brasileirinho Sub-13, os Crias do North tem tudo para sobressair com uma equipe talentosa, fruto do trabalho árduo que vem sendo realizado. A primeira vitória por goleada demonstra o resultado de uma abordagem centrada na dedicação, no esforço conjunto e no comprometimento em formar atletas de alto nível”, disse o sócio-proprietário.
A Copa deste ano é disputada por 35 times, divididas em sete grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final. Em seguida, serão disputadas as oitavas, quartas, semi e final.
O tradicional torneio será disputado entre os dias 18 e 26 de julho, com os duelos dos norte-mineiros no Estádio Municipal Antônio M. Duarte em Juatuba, município localizado a oeste da Região Metropolitana.
Ver esta publicação no Instagram
Sub-15 e 17 no Campeonato Mineiro Segunda Divisão
Os Crias das categorias de cima estão na cola do líder Uberlândia. O sub-15 está invicto no Campeonato Mineiro Segunda Divisão e ocupa a vice-liderança. Em cinco jogos, são três vitórias e dois empates, 11 pontos ganhos e 73% de aproveitamento.
Já o sub-17 sofreu apenas uma derrota, para o líder Alviverde do Triângulo. Está em segundo lugar, com 10 pontos, três triunfos e um empate com o Manchester. O aproveitamento é de 67%. No último fim de semana, duas vitórias sobre o Siderúrgica, de Sábará: 1 a 0 e 3 a 1.
Jogos dos Crias no Estadual
6 de maio de 2023 – Rodada 1
Sub-15 | North Esporte Clube 1 x 1 Dínamo, na Arena Credinor – Montes Claros
Sub-17 | North Esporte Clube 3 x 1 Dínamo, na Arena Credinor – Montes Claros
20 de maio de 2023 – Rodada 2
Sub-15 | Manchester Atlético Pirapora 1 x 4 North Esporte Clube, no Mun. Otaviano Alkmin – Pirapora
Sub-17 | Manchester Atlético Pirapora 1 x 1 North Esporte Clube, no Mun. Otaviano Alkmin – Pirapora
3 de junho de 2023 – Rodada 3
Sub-15 | North Esporte Clube 2 x 1 Mamoré, na Arena Credinor – Montes Claros
Sub-17 | North Esporte Clube 5 x 0 Mamoré, na Arena Credinor – Montes Claros
17 de junho de 2023 – Rodada 4
Sub-15 | Uberlândia Esporte Clube 0 x 0 North Esporte Clube, no CT ninho do Periquito – Uberlândia
Sub-17 | Uberlândia Esporte Clube 5 x 1 North Esporte Clube, no no CT ninho do Periquito – Uberlândia
Folga na Rodada 5
15 de julho de 2023 – Rodada 6
Sub-15 | North Esporte Clube 1 x 0 Siderúrgica, na Arena Credinor – Montes Claros
Sub-17 | North Esporte Clube 3 x 1 Siderúrgica, na Arena Credinor – Montes Claros
Leia também
Centro de treinamento
Iniciado há cerca de um ano, o Centro de Treinamento do North EC faz parte de um planejamento ambicioso dos sócios Andrey Souza e Victor Oliveira. A ideia e oferecer aos atletas e as jovens promessas da região uma estrutura de qualidade. O investimento inicial é superior a R$ 10 milhões, em um CT de padrão internacional, que contará com seis campos oficiais, sendo um com gramado sintético.
No local, terão quadras de areia para a preparação física, campo de treinamento de goleiros, academia, oito bangalôs suites premium, seis suítes premium com área gourmet de 400m² para receber equipes visitantes ou para utilização durante a pré-temporada.
O projeto prevê, ainda, consultórios médicos e de fisioterapia, hotelaria, refeitório, salas de estudos e computação, biblioteca, sala de imprensa, espaço de lazer e entretenimento com quadras de areia, peteca e tênis em uma área total de 750 mil m². A obra foi iniciada há 10 meses e divididas em três fases.
“O clube investe de forma significativa em infraestrutura e, em breve, com a inauguração do CT, teremos instalações modernas e adequadas para treinamentos e jogos, proporcionando um ambiente favorável ao crescimento pessoal e esportivo de seus integrantes. Na oportunidade, agradeço o apoio dos torcedores, familiares e patrocinadores, pois é por meio do engajamento de todos que é possível realizar sonhos e transformar vidas. Os Crias do North seguem firmes em sua missão de forjar talentos, de forma a contribuir positivamente para o cenário esportivo do país e, sobretudo, para a formação de cidadãos exemplares”, destacou Victor.
O coordenador relembra que, agora, no torneio nacional é um momento de jogar, mas também dos pequenos se divertirem em campo. Além disso, citou a procura de outros times pelos gladiadores.
“Grandes clubes do Brasil já têm nos procurado com interesse em alguns dos nossos atletas. Isso é muito importante. Claro que com calma, com a família, a diretoria do clube, os nossos gestores e a nossa CT. A nossa comissão técnica vai conversar com esses atletas. Acho que é um pontapé inicial daquilo que vamos chegar num futuro bem próximo. Quando o nosso centro de treinamento estiver pronto, quando nossa estrutura estiver completamente pronta para atendermos atletas não só da nossa cidade, mas como do país todo”, encerrou Marlon.