Nesta terça-feira (18/07), o reitor da Universidade estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago recebeu o prefeito de Bocaiuva, Roberto Torres para definir o cronograma de retomada da obra de construção do complexo do Brasil Profissionalizado de Bocaiuva, que estão paralisada desde 2018.
Segundo o reitor, a previsão de retomada da obra já será nos próximos meses, com conclusão prevista ainda para o primeiro semestre do ano que vem.
Na parceria, a Prefeitura ficará responsável pela instalação da rede elétrica e pavimentação da via de acesso, e a Unimontes, através de recursos já alocados pelo Governo de Minas, que vai investir 5 milhões 316 mil reais na conclusão da obra.
Uma equipe de engenheiros da Universidade já iniciou o levantamento e orçamento necessários para licitar a obra, que foi paralisada em estado adiantado, e vai contar com uma grande estrutura numa área de 12 mil metros quadrados, com 5.572 metros de construção, que vai abrigar 12 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca, auditório para 200 pessoas, ginásio poliesportivo, cozinha e refeitório, estrutura administrativa e anfiteatro a céu aberto.
“Um dos objetivos desse encontro foi começar a discutir a utilização futura desta grande estrutura e uma parceria com o município para que as atividades e cursos que serão oferecidos atendam a uma demanda da microrregião de Bocaiuva, levando em consideração a realidade e o potencial produtivo e econômico”, destacou o reitor Wagner Santiago, que esclareceu ainda ser política da Unimontes discutir a melhor utilização da estrutura com as administrações municipais e a comunidade das cidades que serão beneficiadas com a conclusão de obras atualmente paralisadas do programa Brasil Profissionalizado.
O reitor também falou sobre o recurso liberado. “Já temos o recurso alocado através da Secretaria de Estado da Educação e é determinação do Governo Zema agilizar o máximo possível. Vamos inaugurar no ano que vem”, destacou o reitor da Unimontes.
O prefeito Roberto Torres lembra que a conclusão do complexo do Brasil Profissionalizado é um sonho que a comunidade mantém desde 2013, quando as obras foram iniciadas, e por problemas no contrato com a construtora e falta de recursos foi paralisada em 2018. “Além da estrutura ideal para cursos de formação de mão de obra e para abrigar várias atividades educacionais, Bocaiuva vai ganhar também um belo espaço cultural e esportivo com a utilização do grande auditório para mais de 200 pessoas, biblioteca para atender até 1 mil e 200 estudantes, anfiteatro a céu aberto para eventos e ginásio poliesportivo com quadra coberta e arquibancadas”, comemorou o prefeito.
Ele revelou que pelo tamanho e estrutura do prédio uma das possibilidades que está sendo analisada junto à Unimontes é que parte da estrutura possa abrigar o anexo do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, que conta atualmente com 600 alunos. “Já determinei o início dos processos para asfaltar a via de acesso e instalação da rede elétrica com iluminação pública no entorno, informou o prefeito Robertão, que ainda elogiou o empenho da reitoria da Unimontes e de lideranças como o vice-governador Matheus Simões e o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite, na realização deste sonho da população de Bocaiuva e municípios vizinhos que integram sua microrregião, que também serão beneficiados.