Um jovem inglês, de 28 anos, que recebeu o diagnóstico de morte cerebral, acordou pouco antes dos aparelhos que o mantinham vivo serem desligados na Inglaterra. James Howard-Jones levou um soco após uma briga de rua. O impacto causou danos cerebrais e deixou o jovem em coma.
Na ocasião da briga, a vítima estava em um bar com amigos assistindo a uma luta de box. Quando saíram do local, encontraram com o agressor, de 24 anos, e seus amigos. Os dois grupos começaram uma discussão e a briga foi interrompida por um segurança.
Pouco tempo depois, os jovens se cruzaram novamente em uma rua próxima ao bar. O agressor Davies deu um soco em James e o deixou inconsciente. A vítima foi levada para o hospital e passou por várias cirurgias. James permaneceu inconsciente por um ano, quando os médicos declararam a sua morte cerebral.
Porém, pouco antes dos aparelhos serem desligados, jovem acordou. De acordo com a equipe médicas, James entendeu o que aconteceu, mas está com “depressão severa”. Atualmente, o ele ainda precisa de ajuda para sair da cama e ir ao banheiro. James também usa uma cadeira de rodas devido ao cansaço.
A sentença de Davies
Segundo a BBC, à sentença do agressor, o juiz acrescentou que a mesma “não reflete adequadamente o dano terrível”, pois “nenhuma sentença poderia fazê-lo”, já que ele foi “limitado pelas diretrizes de pena máxima”.
O agressor ficou preso por dois anos e quatro meses após admitir, em audiência, a agressão, mesmo que não houvesse a intenção de causar danos graves à saúde de James.