A Receita Federal em Montes Claros realizou, nessa sexta-feira (7) um evento que simbolizará a doação de mercadorias apreendidas a entidades da sociedade civil sem fins lucrativos da região. São organizações que desenvolvem trabalhos que visam à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou em situação de rua, que vêm sofrendo com as baixas temperaturas do inverno.
Na oportunidade, foram beneficiadas 22 (vinte e duas) entidades filantrópicas, distribuídas por 12 (doze) municípios do Norte de Minas. Entre as organizações contempladas estarão associações que atendem a diversos grupos representativos da região, incluindo indígenas, quilombolas e ribeirinhos, além de artesãos e pequenos produtores rurais.
Fazem parte do lote de doações itens de vestuários que fazem alusão ao tema “Receita que Aquece”, como blusas e agasalhos. Serão doados, ainda, diversos aparelhos de celular (smartphones), equipamentos de informática, vestuários e eletrônicos em geral.
Todas essas mercadorias são provenientes de apreensões realizadas pela Receita Federal e por órgãos parceiros no trabalho de repressão ao contrabando e ao descaminho, inclusive derivadas de ações realizadas em outras partes do país, como portos e aeroportos, e que foram cedidos pelas respectivas unidades da RFB para a região.
São mais de 5 (cinco) mil peças de vestuário que serão entregues a essas entidades para atendimento às famílias assistidas. Essas organizações poderão, ainda, realizar bazares com parte dos demais itens, de forma a arrecadar recursos a serem usados no atendimento aos seus assistidos.
Ação coordenada em todo o estado de Minas Gerais
O evento de doação será realizado, de forma simultânea, nas 6 (seis) delegacias da Receita Federal em Minas Gerais. Elas estão localizadas nos municípios de Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberlândia e Varginha, além de Belo Horizonte, onde está localizada a sede da Superintendência do órgão no estado. No total, serão destinados mais de R$5 (cinco) milhões em mercadorias doadas pela Receita Federal em Minas.
Receita Cidadã
O evento corresponde à segunda edição do projeto “Destinações Temáticas Solidárias”, dentro do Programa “Receita Cidadã”. Com ele, a Receita Federal vem modernizando o processo de destinação de mercadoria, com vistas a contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social, em benefício de toda a sociedade.