A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6), a operação Gusa com o objetivo de combater a extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados/MG. Foi cumprido mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal de Janaúba/MG na cidade de Marabá/PA.
A investigação foi iniciada a partir de fiscalização realizada por órgãos ambientais. Em outubro de 2022 foi apreendida grande quantidade de minério extraído ilegalmente na região. No início do ano de 2023 os investigados empreenderam grande esforço para furtar o minério já apreendido.
A região do norte de Minas Gerais tem sido alvo de diversos grupos criminosos operando na extração, transporte e comércio ilegal de minério.
As investigações constataram que os indivíduos e as empresas envolvidos nas operações ilegais dispõem de complexa e robusta estrutura, tais como carretas, tratores e máquinas de grande porte.
As pessoas físicas e jurídicas envolvidas responderão pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, podendo, se condenados, cumprir até 13 anos de prisão.
As buscas visam elucidar outros crimes porventura cometidos.
O nome da operação, “Gusa”, faz referência ao produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno.