A Prefeitura de Montes Claros, através da Diretoria de Habitação e Cidadania da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferece diversos cursos profissionalizantes para os moradores dos residenciais do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. São ofertados os cursos de Informática, Maquiagem, Cabeleireiro, Confeitaria e Salgados.
Lançados no início deste ano, os cursos estão disponibilizando cerca de 1.100 vagas para os moradores dos residenciais Vitória I e II, Rio do Cedro, Montes Claros, Nova Suíça, Santos Dumont, Monte Sião I, II e IV e Minas Gerais. Ao menos 405 alunos já concluíram algum curso, enquanto que 142 ainda estão estudando.
Oferecidos pelo Município e realizados em parceria com o Senac, os cursos profissionalizantes já estão trazendo frutos para os moradores, como qualificação para o mercado de trabalho, autossuficiência, aumento da renda e despertamento da veia empreendedora, melhorando a qualidade de vida de diversas famílias.
Um dos cursistas beneficiados é o morador do Residencial Vitória l, Odair José Alquimin Silva. Xará do grande compositor brasileiro da década de 1970, autor de sucessos como “Eu vou tirar você deste lugar” e “Pense pelo menos em nossos filhos”, Odair tem 43 anos e mora há nove no Vitória I. Casado e pai de três filhos, trabalhava como vendedor (de porta em porta) antes da pandemia de Covid-19, que fez com que perdesse a ocupação. Para manter a família nesse período, começou a fabricar biscoitos: “eu não tinha muita técnica nem prática. Mas foi a saída que encontrei para continuar sobrevivendo na pandemia, implantando esse pequeno comércio”.
Com os cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, Odair encontrou oportunidade para se capacitar, incrementando a produção de biscoitos e bolos em sua padaria. “Eu posso dizer que os ensinamentos adquiridos me transformaram em outra pessoa. As técnicas adquiridas para produção alavancaram ainda mais as vendas. São muitas encomendas e me sinto grato por ter essa oportunidade de fazer esse curso. Eu recomendo que todos os moradores façam”, entusiasma-se.
É importante destacar que novas turmas serão formadas em breve para a realização de novas edições dos cursos, que possuem aulas diárias e opções de turno matutino e vespertino. Lembrando que a Prefeitura paga a passagem de ida e volta para os alunos assistirem as aulas.