Neste final de semana, a Agência do INSS em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, recebe o Mutirão Nacional de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência. Nos dias 1º e 2 de julho (sábado e domingo), servidores administrativos, assistentes sociais e peritos médicos irão atender 180 requerentes do benefício assistencial.
Os atendimentos extras de BPC estão sendo ofertados para novas vagas, marcadas pela Central 135, e para antecipação de agendamento. A iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social, que é uma das etapas para a concessão do BPC/Loas.
Essa ação já foi realizada nas cidades de Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), Imperatriz (MA), Porto Velho e Ariquemes (RO) e Santos (SP). No Rio de Janeiro, está previsto para ocorrer nos dias 15 e 16 de julho. Os mutirões serão estendidos a outras regiões do país em datas a serem definidas. Para a identificação dos locais, o INSS levará em conta o número de requerimentos represados na região.
É importante destacar que este mutirão atende especificamente os usuários previamente agendados do benefício assistencial. Informações sobre outros serviços prestados pelo INSS estão disponíveis na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.