Prefeitura e TV se posicionam sobre a transmissão de jogos do Campeonato Amador em Bocaiuva

O Campeonato Amador 2023 de Bocaiuva, evento realizado pela Liga Amadora da cidade com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, teve o pontapé inicial no último domingo (25), no Estádio Municipal Levy José dos Santos. Na abertura do torneio, o Americano F.C. goleou  o A.E. Alternativa por 5 a 1. No outro duelo do dia, o Estrelinha F.C. venceu o São Gregório por 2 a 1. Extracampo, um impasse ronda a cessão de transmissão das partidas.

As equipes participantes do Amador foram divididas nas seguintes chaves: Grupo A: Saga, Internacional, Americano de Olhos Dágua, Alternativa de Montes Claros e o Ajax de Engenheiro Navarro. No GRUPO B,  ficaram Ipiranga de Dolabela, São Gregório, Atlético de Guaraciama, Estrelinha e União Navarro.

A bola rolou.  Mas, nos bastidores, ocorre o imbróglio quanto à transmissão dos jogos. A TV Boc, do diretor Huad Augusto de Oliveira Leite, que esteve presente nos jogos do North Esporte Clube no Módulo II, divulgou uma nota alegando cerceamento por parte da secretaria. Segundo o texto, ela “lamenta profundamente e repudia o posicionamento da Administração  Municipal em infringir os princípios da liberdade de imprensa, ao censurar o direito de difusão e valorização do esporte amador local”, diz.

Ainda segundo o divulgado, “foi decidido por parte da atual gestão que não será permitida a participação ou acesso da TV Bocaiuva aos jogos do Campeonato Amador 2023. A tentativa de coibir o trabalho de um órgão de imprensa evidencia o quanto a atuação séria na apuração de informações verídicas incomodam aqueles que se acham os donos da cidade e que não respeitam o povo e o seu direito à verdade”, prossegue. Confira na íntegra abaixo.

Procurado pelo Portal Webterra para comentar o caso, o secretário de Esportes Túlio Leal Botelho respondeu à citação e contou que não houve impedimento para veiculação da competição. Cada clube, porém, desembolsou RS 500, repassados o valor integral para a diretoria da Liga Amadora, que organiza o evento. Com os 10 times inscritos, soma-se R$ 5.000 de premiação.

“Em momento nenhum, questionei e proibi nada. Até porque o espaço público é do povo. A TV BOC é um um stream de canal de YouTube. O amador quem faz é a Liga Desportiva, e a prefeitura dá todo o suporte. A Liga não conseguiu nenhum patrocínio para premiações. Aí, Huad me procurou querendo transmitir. Rádio eu sei que tem concessão pública para radializar”, disse. 

Túlio, por sua vez, acrescenta que ficou acordado a autorização concedida a ele para angariar recursos e patrocínios para a Liga. Essa ação por parte da prefeitura, no entanto, é caracterizada como irregular.

“Stream não [tem concessão]. Então, era simples. Basta ele ajudar em algo no campeonato. Ajudar na premiação e valorizar o próprio campeonato e os times. Porque senão era fácil eu ir pro mineirão, criar um canal no YouTube, criar um MEI e ir na porta do mineirão falar que quero entrar de graça e transmitir todos os jogos lá dentro gratuitamente. Inclusive, ele me acusou até de politicamente coisa que não tem nada haver, basta ele procurar a direção do amador e propor uma parceria, uma ajuda”, falou. 

De acordo com o secretário, a entrada para acompanhar os confrontos é franca. Caso o vendedor ambulante queira comercializar produtos como cerveja, refri e água também é gratuito.

Confira na íntegra a nota da TV Bocaiuva

NOTA À IMPRENSA DO NORTE DE MINAS

Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.

§ 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

A Constituição eleva à condição de princípios a ‘promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação’ (art. 221, inc. II) e a ‘regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos
em lei’.

A TV BOCAIUVA lamenta profundamente e repudia o posicionamento da ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE BOCAIUVA em infringir os princípios da liberdade de imprensa, ao CENSURAR o direito de difusão e valorização do esporte amadorde local.

De maneira retrógada, que se assemelha aos métodos utilizados pelos CORONEIS da política que consolidavam seu sistema de cabresto, com a monopolização das informações, conhecimento e opiniões, foi decidido por parte da atual gestão que não será permitida a participação ou acesso da TV Bocaiuva aos jogos do Campeonato Amador2023. A tentativa de coibir o trabalho de um órgão de imprensa evidencia o quanto a atuação séria na apuração de informações verídicas incomodam aqueles que se acham os donos da cidade e que não respeitam o povo e o seu direito à verdade.

Vale ressaltar que, A TV BOCAIUVA é um projeto que visa levar para o bocaiuvense um jornalismo sério, pautado na credibilidade e transparência. Com a direção de HUAD AUGUSTO DE OLIVEIRA LEITE, jornalista, publicitário, radialista, mídia digital, influencer e promotor de eventos, a TV Bocaiuva conta com uma equipe de profissionais que, diariamente, se dedicam para darvez e voz para o que há de melhor na cidade, reivindicar demandas da população e promover reflexões e debates para uma Bocaiuva melhor, dentre outros objetivos.

Mesmo com sua equipe hostilizada e até excluída (de forma acintosa) de alguns eventos públicos, realizados pela Prefeitura de Bocaiuva, a TV Bocaiuva, por sua organização e comprometimento em levar um conteúdo de qualidade, procurou os responsáveis da gestão na realização da competição, para tratar sobre a utilização da estrutura do estádio, quando foi comunicada da decisão de proibição na transmissão dos jogos.

De acordo com a apuração feita, o secretário de Esportes alega que “QUE SOFRE PRESSÃO DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PARA NÃO LIBERAR O NOSSO TRABALHO, PORQUE CRITICAMOS A ADMINISTRAÇÃO”. Diante disso fica comprovada a perseguição velada com a prática de censura dos profissionais da imprensa local. Prova disso é que o Campeonato Amador já foi iniciado neste último final de semana (25/06) e nenhum veículo de imprensa local fez a transmissão ou cobertura dos jogos.

Portanto, a TV Bocaiuva reforça que se pauta, diariamente, nos assuntos de relevância publica, os quais contribuem para desenvolver a cidade e gerar benefícios e oportunidades para toda a sociedade. Os nossos debates, enquetes ou opiniões emitidas são baseadas nas interações com o público que sempre acompanhou a trajetória de quase 20 anos dos seus profissionais. Acreditamos que o diálogo, o respeito pelos direitos e a liberdade de expressão é que fará a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país lugares melhores para vivermos.

Suspensão do uso do Ginásio Poliesportivo Waldemar Valle de Menezes 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Bocaiuva

A Associação Desportiva de Bocaiuva (ADESB) também emitiu um comunicado suspendendo o uso, por tempo indeterminado, do Ginásio Poliesportivo Waldemar Valle de Menezes na modalidade de handebol. “Suspendemos também o fornecimento de documentos voltados ao ICMS Esportivo, que retorna em forma de recurso à Prefeitura, onde do mesmo não somos ouvidos para planejar ações para fortalecer o esporte local, recebendo apenas a informação de que já estamos sendo contemplados pelo uso do ginásio”, consta o texto. Confira na íntegra abaixo.

Em conversa com o Webterra, o secretário Túlio Leal comentou a situação atual do espaço apto para a prática esportiva no município. Eles [ADESB] sempre tiveram mais ou menos três dias de horários fixos no poliesportivo há anos, e sobrava mais ou menos quator dias restante do poliesportivo pra atendermos uma população de quase 50 mil habitantes. Então,  a Secretaria de Esportes reduziu para um dia o horário deles, pra ter mais dias e atender nosso povo, onde colocamos vôlei, basquete e futsal feminino”, disse. 

Ainda de acordo com Túlio, “eles [ADESB] questionaram que o poliesportivo foi reformado com uma emenda parlamentar de um ex-deputado que o responsável pela ADESB apoiou. Deixei claro que o poliesportivo também é do povo, onde temos que atender todo mundo”, finalizou. 

Veja na íntegra o comunicado da ADESB

Comunicado Oficial

A Associação Desportiva de Bocaiuva – ADESB, no uso de suas atribuições estatutárias, em decorrência da velada perseguição que vem sofrendo, e em respeito ao desejo dos nossos atletas, vem através deste comunicar a suspensão, por tempo indeterminado, do uso do Ginásio Poliesportivo Waldemar Valle de Menezes pela modalidade handebol.

Suspendemos também o fornecimento de documentos voltados ao ICMS Esportivo, que retorna em forma de recurso à Prefeitura, onde do mesmo não somos ouvidos para planejar ações para fortalecer o esporte local, recebendo apenas a informação de que já estamos sendo contemplados pelo uso do ginásio.

Após 7 anos de ginásio fechado, o mesmo fora reformado por intermédio de uma emenda do ex-deputado estadual Carlos Pimenta. Durante o período em que o mesmo se encontrou fechado, as modalidades do esporte especializado se viram obrigadas a recorrerem às escolas para darem continuidade aos seus trabalhos, onde vimos muitas modalidades perecerem.

Em 2018 demos início as nossas atividades por meio do projeto Unidos Pelo Esporte. Com muito esforço e dedicação conseguimos resgatar a prática do vôlei e do basquete em nosso município.

Em 2023 os horários de treinamento de todas as modalidades foram reduzidos a um dia por semana pela secretaria de esportes. Esse planejamento acabou tornando inviável os trabalhos realizados na preparação para as competições, onde é nítido o retrocesso na evolução de todos os atletas participantes. Essa evolução só voltou a estar presente no dia a dia dos atletas quando iniciamos os trabalhos nas dependências de uma escola estadual.

Em virtude do desrespeito, por parte da administração pública, aos nossos atletas e comissão técnica que participaram do JEMG no início do mês, e respeitando o desejo da maioria dos atletas envolvidos, optamos pela suspensão das atividades no referido ginásio.

Agradecemos à Prefeitura pelo suporte dado no Campeonato Mineiro de Handebol de 2022, do qual fora fornecida toda documentação solicitada para envio ao ICMS Esportivo. Mas tendo em vista que as portas da secretaria se encontram fechadas à ADESB, não nos resta mais nada além de nossa decisão em respeito aos nossos atletas.

Diogénes Carlos Rodrigues Pereira – Presidente

*Até o fechamento desta matéria, não conseguimos contato com o presidente da Liga Amadora de Bocaiuva. [Em atualização]

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.