Morreu na madrugada desta quinta-feira (22), a professora Ana Valda Xavier Vasconcelos, aos 76 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Ana Valda foi ex-secretária de Cultura de Francisco Sá, vereadora da Câmara Municipal, sendo a primeira mulher a ocupar uma cadeira no parlamento da cidade, presidente de clubes de serviços, literários e culturais, escritora e radialista.
O corpo será velado na tarde desta quinta-feira (22), em Montes Claros e, em seguida, será traslado para Francisco Sá, onde será velado na manhã desta sexta-feira (23) na Câmara Municipal. O horário do sepultamento ainda não foi divulgado pela família.
A prefeitura de Francisco Sá lamentou a perda e decretou luto de três dias.
“Parte uma representante assídua de Francisco Sá, Ana Valda, em sua jornada foi a primeira vereadora mulher do município, onde legislou por três mandatos, professora, secretária de cultura, rotariana e presidente do Elos Clube, além de uma passagem pela Rádio Raízes. A Administração Municipal, por meio do prefeito Mário Osvaldo Casasanta, lamenta a perda e decreta luto oficial de três dias em Francisco Sá”, disse o município.
A Câmara Municipal de Francisco Sá descreveu Ana Valda Vasconcelos como um dos maiores nomes da política e da cultura regional.
Além de uma vereadora atuante, Ana Valda marcou época como Secretária de Cultura e também na militância social em todo o Norte de Minas, tornando-se um dos maiores nomes da política e da cultura regional […] Neste momento de dor, a Câmara Municipal se une em solidariedade aos familiares e a todos os moradores e moradoras de Francisco Sá […]
Por meio de nota, a Universidade Estadual de Montes Claros expressou o reconhecimento ao trabalho da professora Ana Valda Xavier Vasconcelos, que atuou como embaixadora da cultura regional e, desta forma, também contribuiu com as ações da Unimontes na área da difusão cultural.
“Neste momento de profunda dor e consternação, a Reitoria, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes lamentam a inestimável perda da professora Ana Valda Xavier Vasconcelos e se solidarizam com a família enlutada”, destacou a nota.