Eventos tradicionais movimentam a economia em toda região

Com a chegada do período de São João, as cidades do norte de Minas se mobilizam em torno de grandes eventos que movimentam diversas cadeias em vários setores, o que geram inúmeras oportunidades de negócios, empregos e geração de renda. É amplo o calendário de eventos em todas as cidades, são quadrilhas, fogueiras, shows, as tradicionais barraquinhas e até grandes eventos como a Exposição Agropecuária na cidade de Janaúba, que atraiu públicos de toda a região e movimentou milhões em negócios. Em Japonvar, a Festa Nacional do Biscoito recebeu visitantes de todas as regiões, com shows e a preservação de uma cultura que atravessa gerações da tradição de distribuição de biscoitos gratuitamente para seus participantes.

A cultura norte mineira nunca esteve tão evidente, momento em que as comunidades de unem para preservar costumes, valores e ensinamentos que vem sendo esquecidos. Na cidade de Lontra ocorre anualmente uma festa tradicional que sobrevive há mais de duas décadas, a Tradicional Festa da Rua São João, como é conhecida, e que iniciou com a devoção dos moradores de uma rua muito tradicional da cidade que se chama Rua São João, em devoção ao Santo que é festejado no dia 24 de junho, em meados de 1999, há cerca de 24 anos. Os moradores dessa rua se juntaram com amigos e familiares, fizeram uma novena e no último dia acenderam uma fogueira, um costume bem comum na região, enquanto rezavam ao redor da fogueira que homenageava o Santo, os moradores distribuíam biscoitos típicos da região para os visitantes, que com o tempo, o público foi só aumentando.

  

Com o passar dos anos, a Festa da Rua São João se tornou um dos maiores eventos da região, um evento que é aberto ao público e sem fins lucrativos, tem como único objetivo garantir a diversão de quem participa. A tradição que vem atravessando gerações, hoje conta com toda a comunidade que se mobiliza e faz a festa acontecer com a união dos moradores, prefeitura e parceiros como o comércio local e pessoas que gostam da festa. Assim, ela foi crescendo sua tradição, permanece cada vez mais preservada e vem ganhando cada vez mais proporção, o que atrai também as novas gerações.

Na edição de 2023, que acontece entre os dias 23 e 24 de junho, os moradores já se preparam para receber um público estimado de mais de 5 mil pessoas que vem de toda a região, e ainda nessa edição, um divertido grupo de quadrilha também composta por moradores e amigos da rua se apresenta no evento que será seguido de shows, que são patrocinados por moradores e comerciantes da cidade e pela Prefeitura. Dentre as atrações, o Cantor Rafael Oliveira, grande revelação da música no norte de Minas, se apresentará no dia 23 junto aos artistas locais Mazinho Fernandes, Zé Boy e Renilson, Manuel do Forró e WD e Banda.

Para os moradores, manter viva essa tradição é garantir também a continuidade dos valores que compõem a identidade da região “é uma festa com um público mais familiar, por isso é também super tranquila, iniciamos uma novena que finaliza com o início da festa, em um ritmo bem antigo e tradicional, o que dá gosto de ver a devoção das pessoas” destacou Janete Ferreira, moradora da cidade.

No ritmo da tradição dos eventos regionais o norte de Minas está em festa o que vale muito a pena prestigiar os eventos da nossa região.