A Polícia Civil de Minas usou as redes sociais nesta terça (20) para alertar a população sobre um golpe que tem se intensificado no estado: o golpe do presente. Em vídeo, a delegada Bianca Prado explica a dinâmica do golpe e o que pode ser feito para evitar prejuízos.
Segundo a delegada, o golpe, também conhecido como “golpe do aniversário”, funciona assim: a vítima recebe uma ligação de uma suposta empresa conhecida, que oferece um presente ao cliente. A empresa, então, informa que a entrega do “presente” será feita por meio de um motoboy.
“Quando o motoboy chega na casa da vítima, ele fala que tem uma taxa de entrega. E essa taxa tem que ser paga exclusivamente no cartão bancário. E é aí que existe o golpe”, diz a delegada.
Ela explica que, ao passar o cartão da vítima na máquina, o entregador alega que o equipamento está sem sinal. Na sequência, o motoboy oferece outra máquina para a vítima e repete o processo. “Quando a vítima percebe, ela vê que na sua conta foram feitos descontos altíssimos, chegando até R$ 50 mil reais”, alerta Bianca.
Como se prevenir?
A delegada da PCMG dá algumas orientações para que a população se proteja de golpes dessa natureza. Veja as dicas:
- Em casos de presentes dados por empresas, sempre confirme com a empresa em canais oficiais;
- Se precisar pagar a taxa de entrega no cartão, sempre verifique o leitor e confira o valor cobrado;
- Evite fazer o pagamento da taxa mais de uma vez;
- Caso seja vítima desse golpe, entre imediatamente em contato com sua agência bancária e procure a delegacia mais próxima.