Os medicamentos humanos são amplamente utilizados na medicina veterinária, entretanto, as dosagens e frequência de utilização são bem diferentes para o uso em pets. Além disso, muitos fármacos podem ser tóxicos para nossos peludos.
Todo mundo tem em casa uma “farmacinha” com os principais remédios para dor, febre e outras alterações. Muitos tutores ao perceberem que seu bichinho está doente, logo recorrem à esses medicamentos disponíveis em casa.
Alguns desses medicamentos, principalmente de venda livre, podem causar intoxicações, problemas renais, gastrites, úlceras, alergias e, em situações extremas, até a morte do nosso melhor amigo.
Principais sintomas de intoxicação por medicamento:
Salivação excessiva; Vômitos;
Diarreia; Febre;
Convulsões e alteração neurológias
Na ocorrência de qualquer um desses sintomas, procure um médico veterinário imediatamente!
Os medicamentos desenvolvidos exclusivamente para o uso pet em pets são fabricados com base em pesquisas para se determinar a dosagem correta, frequência e tempo de uso.
Ao receitar um medicamento de uso humano para seu pet, o veterinário considera fatores como a espécie, raça, peso, dentre outros fatores. Os gatinhos são mais sensíveis que os cães e precisam de atenção especial ao serem medicados.
Veja alguns medicamentos humanos que são tóxicos para cães e gatos:
Ácido acetil salicílico (Aspirina) Paracetamol (Tylenol®)
Piroxican (Feldene®, Inflamene®) Diclofenaco sódico (Voltaren®) Diclofenaco potássico (Cataflam®) Fenazopiridina (Piridium®) Ibuprofeno (Profenid®)
A gente sabe o quanto os bichinhos são curiosos, principalmente os filhotes. Por isso, mantenha sempre os medicamentos longe do alcance do seu pet para evitar a ingestão acidental. Se mesmo com todos os cuidados isso ocorrer, procure ajuda urgente do seu veterinário de confiança para realizar a desintoxicação.
Abraço carinhoso da Vet