Bombeiros apagam chamas em área rural; veja medidas simples para prevenção de incêndios em vegetação

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

 

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para combater um incêndio em uma área de vegetação em uma propriedade particular na tarde dessa quinta-feira (15), próximo de Januária.

Prontamente, uma Guarnição deslocou até o local, onde deparou com uma linha de fogo que propagava em uma área de vegetação mista de pastagem e mata nativa. De acordo com o solicitante o Incêndio ameaçava animais e um canavial que estava próximo

Após estudo de situação e planejamentos das ações, foi realizado o combate direto as chamas, através de, bombas costais e abafadores. Também foi usado o combate indireto, sendo confeccionado aceiros isolando a área não queimada dos focos de incêndio.

Após cerca de cinco horas de combate, foi possível controlar e debelar as chamas. Foi consumido pelo incêndio uma área de aproximadamente 03 hectare de vegetação incluindo pastos e mata nativa.

O corpo de bombeiros destaca que, o tempo seco do período de estiagem traz à tona o grande perigo das queimadas. Portanto, a corporação orienta que deve- se evitar jogar bitucas de cigarro no chão, não soltar fogos de artifício em áreas próximo à vegetação, não limpar terrenos ou lotes com uso do fogo, e em caso de emergência ligue 193, o amigo certo nas nas horas incertas.