As organizações fornecedoras terão mais tempo para enviar as propostas de Compra com Doação Simultânea (CDS) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A nova data limite para o envio da documentação passou para o dia 30 de junho.
“Estamos garantindo um prazo maior para que todas as organizações tenham tempo para montar as propostas, de forma a buscar o maior número possível de participantes. O PAA voltou com força para apoiar quem produz comida e garantir alimentação saudável àqueles em situação de insegurança alimentar e nutricional. É assegurar aos produtores e produtoras deste país renda para produzir ao mesmo tempo em que a produção de qualidade chegue aos que mais precisam de alimentos”, reforça o presidente da Conab, Edegar Pretto.
A decisão foi aprovada pelo Grupo Gestor do PAA, composto por representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Fazenda e da Conab.
Neste ano, as propostas apresentadas para o PAA devem contar com a participação mínima de 50% de mulheres rurais. Além da maior participação de agricultoras, serão priorizados os projetos agroecológicos e orgânicos, com objetivo de promover uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável às pessoas em situação de insegurança alimentar.
Também serão prioritárias as propostas com participação de povos e comunidades tradicionais, de assentados/as da reforma agrária, além de projetos com maior participação da juventude rural. Também foi estabelecido o atendimento de 100% dos projetos da região Norte.