14 de junho: dia mundial do doador de sangue, segundo OMS

Nesta quarta-feira, 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e agradecer aos doadores voluntários. Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas concentra suas ações na realização de campanhas de doação de sangue, a fim de abastecer os estoques da Rede e, assim, garantir a oferta dos hemocomponentes em suas unidades estrategicamente alocadas no estado.

Promovida pela OMS e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a campanha de 2023 apresenta o lema “Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência”, com foco nos pacientes que precisam de suporte transfusional por toda a vida. A campanha também destaca a importância da doação de sangue regularmente para criar um estoque de sangue e hemoderivados seguro, sustentável e sempre disponível para que todas as pessoas que necessitarem possam receber o tratamento adequado.

Por recomendação da OMS, é necessário que entre 3% e 5% da população seja doadora de sangue para que os estoques se mantenham em níveis satisfatórios. Dados da Assessoria de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas apontam que, em Minas Gerais, apenas 1,8% da população é doadora de sangue, o que explica os estoques quase sempre em baixa.

O assessor de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Nivaldo Júnior, fala da necessidade de mais pessoas se mobilizarem em torno da causa. “Gostaríamos de expressar o profundo agradecimento a cada pessoa que já realiza a doação voluntária de sangue nas unidades da Fundação Hemominas. A manutenção de estoques adequados de sangue e seus derivados é importante para garantirmos a realização de cirurgias de emergência, dentre outros procedimentos médicos. Os pacientes em UTI e pacientes com doenças hematológicas também são beneficiados pelas doações”, afirma.

A doação de sangue é segura e não dói. Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg e em boas condições de saúde podem doar. O processo todo leva em torno de uma hora e pode salvar até quatro vidas. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa! Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar até 4 pacientes diferentes.

Além de agradecer aos doadores, 14 de junho é um dia de conscientizar sobre a necessidade da doação de sangue e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha – JUNHO VERMELHO – vamos convidar as pessoas para se tornarem salvadoras de vidas, doando sangue regularmente. O homem pode doar de 60 em 60 dias, não ultrapassando 4 vezes nos últimos 12 meses e a mulher pode doar de 90 em 90 dias, não ultrapassando 3 vezes nos últimos 12 meses.

Os objetivos do JUNHO VERMELHO são: regular os estoques nesta época de queda nas temperaturas por causa do outono/inverno, com consequente aumento das estatísticas de doenças respiratórias e também celebrar e agradecer às pessoas que doam sangue e incentivar mais pessoas a começar a doar.

Portanto, se você é apto para doar sangue, aproveite a data de hoje para fazer uma boa ação e ajudar a quem precisa!

EM MONTES CLAROS

O Hemocentro Regional de Montes Claros iniciou suas atividades em agosto de 1987 como Núcleo Regional e com a evolução dos serviços e ampliação de sua atuação na região passou a Hemocentro Regional em 1992. É responsável por 100% do atendimento da demanda transfusional pública e privada da macrorregião do Norte de Minas.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira: 7h às 17h30

Endereço: Rua Urbino Viana, 640 – Bairro: Vila Guilhermina – Cep: 39.400-531

Referências: Prefeitura Municipal de Montes Claros, IPSEMG, Hospital Universitário Clemente de Faria, Fórum, Delegacia de Polícia Federal e Escola Estadual Zinha Prates.

Telefone: (38) 3218-7800