De acordo com pesquisa lançada pela Ancine em 2021, o setor audiovisual foi responsável pela geração de renda de R$ 26,7 bilhões na economia brasileira. A Empresa Mineira de Comunicação (EMC) desenvolve ações para colocar as cidades mineiras no roteiro da sétima arte, potencializando a economia e a cultura desses locais. Uma das iniciativas é o curso Cidade de Cinema, direcionado aos agentes públicos que trabalham com turismo, cultura e educação. A EMC abre vagas para a segunda turma da capacitação, que já certificou cem municípios mineiros com o selo “Cidade Amiga do Audiovisual”. As inscrições vão até sexta-feira (16/6).
A tela da TV e do cinema tem se mostrado como grande aliada de cidades que foram cenários de produções de filmes, novelas ou comerciais. Além das locações de espaços, as câmeras dão visibilidade aos municípios, fomentando o turismo, os serviços, o emprego e a renda dessas localidades. “O audiovisual é uma das principais ferramentas de promoção de um destino. A ideia é fazer com que cada vez mais cidades mineiras aproveitem bem desse artifício para divulgação de suas riquezas, promova visitação e, como consequência, geração de emprego e renda”, ressalta Gustavo Mendicino, presidente da EMC.
O selo “Cidade Amiga do Audiovisual” identifica e destaca os municípios que se qualificaram pelo curso “Cidade de Cinema” e possuem práticas administrativas que facilitam a realização de produções audiovisuais de diversos tipos, como cinema, TV, streaming e publicidade. “O curso proporciona aos participantes conhecimentos sobre os benefícios que as filmagens trazem aos seus territórios e como o poder público local pode colaborar para atrair essas produções, facilitar essa realização e colher os resultados em termos de impactos econômicos, visibilidade e promoção local com o fortalecimento do turismo cinematográfico”, destaca Flávia Moreira, diretora de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC.
Inscrições
As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio do formulário bit.ly/minasfilmcommission até 16/6. Cada município pode indicar até dois servidores informando e-mail e telefone. As aulas do curso “Cidade de Cinema” estarão disponíveis online em plataforma de ensino virtual e podem ser assistidas quando for mais conveniente para os participantes. Assim, quem estiver matriculado pode realizar as atividades e se qualificar para receber o certificado que habilita o município a se tornar uma Cidade Amiga do Audiovisual.
[Com informações de Agência Minas]