A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, inicia na segunda-feira, 12, a Campanha Municipal “Quem ama protege e denuncia”, que tem como objetivo fomentar o combate e o enfrentamento ao trabalho infantil.
Na segunda-feira, 12, às 13 horas, haverá a abertura da Campanha, com a exposição de fotos ilustrativas com as piores formas de trabalho infantil e com as boas práticas para combatê-lo. O evento será no Centro Cultural Hermes de Paula.
No mesmo dia, às 14 horas, na Praça Dr. Chaves (Matriz), haverá uma blitz educativa e apresentação de coral. Às 15 horas, no Centro Cultural, teremos uma apresentação teatral.
Na quarta-feira, 14, haverá uma série de palestras em escolas do município, com o tema “A escola no combate ao trabalho infantil”. Na quinta-feira, 15, a palestra será levada às escolas da zona rural.
Dados sobre o Trabalho Infantil no Brasil
Os últimos dados disponíveis sobre trabalho infantil na Pnad Contínua são de 2019. Naquele ano, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil excluindo-se aqui meninas e meninos exercendo função de aprendiz, prevista em lei. Entre 2017 e 2019, não houve melhorias significativas nessa área.