O dia dos Namorados é comemorado nesta segunda-feira (12), e deve movimentar 97 bilhões no varejo e serviços, o que significa um crescimento de 6,3% comparado ao ano de 2022. Esses são dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Ainda segundo a pesquisa, quase 100 milhões de pessoas deve ir às compras neste ano. De acordo com o levantamento, 61% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Namorados. Desses, 53% devem comprar um único presente, enquanto 30% pretendem adquirir dois itens.
A pesquisa aponta que 38% pretendem comemorar a data na própria casa, 28% preferem jantar fora e 9% em um hotel ou motel. O valor médio que o consumidor deve gastar na data é de R$ 232, R$ 36 a mais que ano passado. Para as classes A/B, esse valor aumenta para R$ 293.
Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, a data é muito importante para o comércio, pois movimenta a economia das cidades.
“A pesquisa aponta um crescimento no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano. A data é de grande importância para o comércio, uma vez que movimenta tanto as lojas quanto os restaurantes e bares no dia da comemoração”, destaca o presidente.
Gastos
Na pesquisa consta que 36% pretendem gastar mais este ano do que em 2022, sendo os principais motivos comprar um presente melhor (53%), os produtos estarem mais caros (35%) e melhora na renda mensal (28%).
Já 12% deste público destacou que devem gastar menos, devido a baixo orçamento (42%), para economizar (26%) e devido à inflação e instabilidade econômica (20%). Ao todo, 37% pretendem gastar o mesmo valor.
Já nas formas de pagamento, a principal será à vista (68%), com destaque para o pix (21%, aumento de 7% comparado a 2022), cartão de débito (17%) e cartão de crédito à vista (15%).
Bares e restaurantes esperam aumentar faturamento
Quatro em cada cinco entrevistados — esperam um aumento no faturamento no Dia dos Namorados, isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O presidente da Associação, Paulo Solmucci, destaca que acredita em um faturamento maior neste ano.
“O fato de cair numa segunda-feira é muito positivo, pois traz público a um dia da semana menos movimentado, em que alguns nem abririam. Assim, a confiança é ampla de ter um faturamento acima do que registramos no ano passado”, disse.
(Com informações de CNN)