Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais tem a menor taxa de desocupação do Sudeste. O resultado foi divulgado no mês de Maio.
De acordo com o PNAD, em comparação com Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, o estado mineiro tem os menores números de desemprego, ficando também abaixo da média nacional que é 8,8%.
Ainda conforme a pesquisa, o estado de Minas Gerais tem 6,8% de desocupação no primeiro trimestre de 2023. Dentre os estados do Sudeste, a maior taxa é do Rio de Janeiro, com 11,6%. São Paulo fica atrás, com 8,5% de desemprego, e Espírito Santo tem 7%.
A diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Siqueira Carvalho, destaca que esses números podem ser relacionados a várias ações do governo estadual.
“Esse resultado é fruto de uma política contínua de atração de investimentos do Governo de Minas, reforçada nos últimos anos. Este empenho tem colocado o estado, nos últimos meses, no ranking daqueles com melhor saldo de empregos criados”, explica.
A diretora enfatiza também o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que possibilita ao trabalhador o acesso a variadas vagas de emprego em todo o estado, por meio das unidades de atendimento Sine/UAI. Atualmente, são mais de 12 mil oportunidades abertas em toda a rede. Além de buscar investimentos para Minas e ampliar o número de vagas de emprego, o Governo do Estado também promove políticas públicas para melhorar a qualificação profissional dos mineiros.
(Com informações de Agência Brasil)