Programa para redução de filas de cirurgias eletivas é lançado em Montes Claros

Créditos: Rubens Santana
Créditos: Rubens Santana
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Saúde e apoio de todas as secretarias do Município, realizou na manhã desse domingo, 28, o lançamento oficial do Programa “Saúde aos Montes”. O evento aconteceu no Espaço Sagarana e contou com a presença de secretários, representantes da Câmara dos Vereadores, servidores e centena de pessoas que foram em busca de orientações e participar de alguma atividade integrativa.

O evento ofereceu serviços de saúde como: avaliação e orientação nutricional; vacinação; avaliação odontológica; aferição de pressão arterial; medição de glicemia; escuta e aconselhamento psicológico; e oficinas de arteterapia.

O Saúde aos Montes será realizado em 22 polos, distribuídos em todas as regiões da cidade, onde serão oferecidas atividades físicas e práticas integrativas (acupuntura, auriculoterapia, yoga, reiki, massoterapia, tai-chi chuan), como forma de prevenção e promoção à saúde. O programa também inclui a implantação de um ambulatório de especialidades médicas e a liberação de aproximadamente R$ 30 milhões para cirurgias eletivas, o que vai reduzir significativamente a fila para os procedimentos nos próximos meses.

Em seu pronunciamento, Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, destacou que o programa tem por objetivo promover uma cultura de vida saudável para os moradores. “A novidade do programa é a implantação de práticas integrativas, com diversas atividades em várias modalidades. Queremos fazer com que a população tenha acesso a esses serviços, proporcionando uma mudança no jeito de ver a saúde. Temos que cuidar do corpo e da mente. E hoje, com o lançamento do programa, a população pode verificar as diversas atividades que iremos oferecer em todos os cantos da cidade”, afirma.

Guilherme Guimarães, vice-prefeito, enfatizou que “foi uma determinação do prefeito Humberto Souto incorporar os novos serviços à rede da atenção primária. Precisamos quebrar paradigmas e conscientizar a população de que a prevenção é o melhor remédio. As práticas e atividades que estamos oferecendo a partir de agora são uma forma de prevenção de doenças”, disse.