A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou, na última terça-feira (23/), o novo valor das tarifas de energia da Cemig Distribuição (D), que passou a vigorar nesse domingo (28) , conforme determina o contrato da distribuidora. Para os clientes residenciais da companhia, o valor das faturas será reajustado em 14,91%.
O processo de Revisão Tarifária acontece de cinco em cinco anos e sua composição tem como base os investimentos feitos pela distribuidora em sua área de concessão e cálculo dos custos operacionais eficientes, além do reajuste dos demais itens da tarifa como compra de energia, transmissão e encargos setoriais.
Segundo Giordano Bruno Matos, gerente de tarifas da Cemig, os clientes residenciais da Cemig Distribuição tiveram os menores reajustes tarifários do Brasil nos últimos anos.
“Isso foi possível porque, nos últimos quatro anos, a Cemig submeteu à Aneel proposta de antecipação da devolução para os seus consumidores dos recursos levantados judicialmente em função do trânsito em julgado da ação que questionou a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS-Pasep/COFINS das faturas de energia”, explica o gerente da companhia.
Dessa forma, a companhia já devolveu, desde 2020, cerca de R$ 5 bilhões aos seus clientes, o que fez com que não houvesse aumento da tarifa em 2020 e 2021, além de um valor menor em 2022.
Importante destacar que as tarifas de todas as distribuidoras brasileiras são definidas pela Aneel.
Do valor cobrado na tarifa, apenas 26% ficam na Cemig Distribuição e se destinam a remunerar o investimento, cobrir a depreciação dos ativos e outros custos. Os demais 74% são utilizados para cobrir encargos setoriais (19,3%), tributos pagos aos Governos Federal e Estadual (16,7%), energia comprada (28,8%), encargos de transmissão (8,7%) e receitas irrecuperáveis (0,4%). Os impostos arrecadados na tarifa de energia, como taxa de iluminação pública, ICMS, PIS e Cofins são repassados integralmente para as prefeituras, Governo Estadual e Governo Federal.
Dicas para economizar
- Ao comprar novas lâmpadas, prefira as de LED, que são mais eficientes.
- Pinte paredes e tetos com cores claras. Elas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
- Evite acender lâmpadas durante o dia.
- O Ferro elétrico dele ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupas para passar.
- Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
- Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade.
- As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro. Ao final, você pode desligar o ferro e aproveitar seu calor para passar roupas leves.
- Ao comprar geladeira ou freezer, observe se eles possuem o Selo Procel de Economia de Energia. Considere também as instruções da etiqueta laranja, que indicam o consumo médio mensal.
- A instalação da geladeira deve ser feita em local bem ventilado, evitando a proximidade com o fogão e com aquecedores ou áreas expostas ao sol. Deve haver um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.
- NÃO utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.
- Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros, pois isso dificulta a circulação interna do ar.
- Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte.
- Não deixe a TV ligada se ninguém estiver assistindo.
- Evite o uso do chuveiro entre 17h e 22h. Ele é um dos aparelhos que mais consome energia.
- Deixe a chave na posição menos quente (verão). Dessa forma, você economiza cerca de 30% de energia.
- Feche a torneira para se ensaboar.
- Não tente aproveitar uma resistência queimada. Isso acarreta aumento no consumo de energia e é perigoso.
- Utilize ar-condicionado que possua o selo Procel de Economia de Energia.
- Sempre que possível, use ventiladores em vez de aparelhos de ar-condicionado. Mantenha portas (internas) e janelas abertas quando o aparelho estiver funcionando, aumentando a circulação do ar.
- Lave, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante da máquina de lavar.
- Mantenha o filtro sempre limpo.
- Mantenha acionado o Energy Stay do seu computador, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não está sendo utilizado.
- Não deixe os acessórios do computador ligados sem necessidade.