Moradores de Montes Claros reclamam da coloração da água que sai das torneiras em diversos bairros da cidade. Nas redes sociais, imagens da alteração de cor têm impressionado a população. A empresária Kênia Franciele, moradora do bairro Jardim Brasil, contou ao Portal Webterra, que devido à situação da água é impossível realizar trabalhos básicos de casa. O problema ocorre há semanas, segundo moradores.
“Não tem como consumir essa água, nem para limpar casa. […] Estou com muitas roupas para lavar e não dá […] quem sabe o tanto de bactéria, que estamos consumindo com essa água suja assim”, destacou a moradora.
Em nota, a Copasa diz que uma equipe técnica será enviada ao bairro Jardim Brasil para apurar a situação.
“A Copasa informa que enviará, na manhã desta quinta-feira (25/05), uma equipe à residência do cliente para avaliar a situação da água e adotar as medidas necessárias para resolver o caso”, destacou.
Ainda segundo a companhia, a alteração da cor da água foi causada pelo arraste de partículas nas tubulações.
“A companhia esclarece que, nos últimos dias, a alteração na cor da água distribuída em algumas regiões de Montes Claros foi causada pelo arraste de partículas nas tubulações, em virtude do aumento da vazão nas adutoras de água tratada do sistema de abastecimento Verde Grande”, finalizou.
Protesto nas redes sociais
Clientes da companhia foram até as redes sociais nesta semana reclamar da situação da água em diversos bairros da cidade.
“Água imundaaaaa que chegou ontem!!! Um descaso com a população!”, disse uma usuária. “A água chegou muito suja. Aqui em casa temos condições de comprar água e quem não tem, como vai consumir essa água?”. destacou outra cliente.
Qualidade da água foi tema debatido na Câmara de Vereadores
A qualidade da água foi um dos assuntos apresentados pelos vereadores durante a reunião realizada na última terça-feira (23), em Montes Claros. A preocupação dos parlamentares se dá em virtude da coloração da água que chega às residências.
A vereadora Julinha da Pastoral (Podemos) se mostrou preocupada com a interrupção do fornecimento de água tratada pela população da Vila Atlântica no domingo e na segunda-feira.
O vereador Marcos Nem (PSC) disse que foi convidado para ir à lavanderia do bairro Delfino onde constatou a turbidez da água que saia das torneiras e que comprometeu a lavagem de roupas no local.
O vereador Marlus do Independência (PT), cobrou posicionamento da Copasa sobre a qualidade da água fornecido à população.
Abastecimento interrompido
No último sábado (20) e domingo (22), moradores de diversos bairros de Montes Claros, tiveram o abastecimento de água interrompido na cidade. Em nota, a companhia destacou que foi realizada uma manutenção e que o abastecimento da cidade ocorre normalmente.
“Nos dias 20 e 21/05, a Copasa executou uma manutenção nas unidades para limpeza das tubulações e melhoria da qualidade da água. A companhia ressalta ainda que o abastecimento na cidade ocorre normalmente, com a água dentro dos padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde”, disse.