Governo anuncia corte de impostos para aumentar venda de carros de até R$ 120 mil

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (25), novas medidas para baratear veículos no país. De acordo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), carros de até R$120 mil terão redução de IPI, Pis e Cofins. A ideia é permitir que as montadoras reduzam o preço dos chamados carros populares, para um valor abaixo de 60 mil reais.

Os detalhes das medidas foram fechados em uma reunião entre Alckmin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nessa quarta-feira (24).

Alckmin detalhou também que o governo deve conceder isenção que varia de 1,5 a 10,9%, que irá depender de três critérios.

“O primeiro é o carro acessível, nós queremos reduzir esse valor. O segundo é a eficiência energética, é quem polui menos. Então você premia e estimula a eficiência energética, carros que poluem menos, com menor emissão de CO2. O terceiro é densidade Industrial: o mundo inteiro procura fortalecer a sua indústria, então, se eu tenho uma indústria que 50% do carro é feito no Brasil e outro 90%, isso vai ser levado em consideração. Então os requisitos são: social, desconto maior pro carro mais barato, eficiência energética, quem polui menos, e densidade industrial”, disse Alckmin.

Segundo Alckmin o  governo tem responsabilidade fiscal e detalhou que o Ministério da Fazenda irá divulgar, em 15 dias, as diretrizes para estabelecer a questão fiscal.

Depois disso, o presidente Lula irá editar uma Medida Provisória para conceder as reduções fiscais. A ideia é a de que os descontos tenham uma duração limitada, que só será definida após os estudos do Ministério da Fazenda.

(Com informações de Itatiaia)