Brasil registra dois casos de gripe aviária em aves silvestres

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), registrou nesta segunda-feira (15), dois casos de aves contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1. Segundo a pasta, esses foram os primeiros casos registrados no Brasil.

Foram resgatadas duas aves da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando, uma localizada no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória, ambas no litoral do Espírito Santo.

Em nota o ministério destacou que,

“a notificação da infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, destacou.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta devido aos casos.

Segundo nota, a medida busca “aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de gripe aviária”.

Gripe Aviária

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas.

Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.