A cidade de Montes Claros recebe do dia 15 a 19 de maio, das 8h às 17h (com intervalo entre 12h às 13h) o mutirão de exames de espirometria — que auxilia no diagnóstico preciso da asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A iniciativa, denominada Programa Abraçar, tem como expectativa atender pacientes que já possuem encaminhamento para o exame.
Os exames serão realizados em três endereços: Policlinica Ariosto, rua Nelson Alkimim,120 Jardim Alvorada; UBS Esplanada, rua Cel. Coelho, 195, Esplanada; Centro de Saúde Santos Reis, Rua Marcos Ribeiro, 167, Santos Reis . O mutirão é uma parceria da Boehringer Ingelheim com a secretaria municipal de saúde da região.
O objetivo do mutirão é auxiliar o estado a reduzir a fila de pessoas já cadastradas no Sistema Único de Saúde elegíveis para a realização da espirometria, auxiliar no diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas, como a DPOC e asma, e na avaliação de eventuais sequelas pulmonares pós-covid 19.
“Um dos principais propósitos da Boehringer Ingelheim é ir além da disponibilização dos medicamentos, facilitando o acesso das pessoas ao diagnóstico e tratamento precoce e contribuindo com a diminuição da jornada do paciente e com sua qualidade de vida. A expectativa é reduzir as filas de espirometria e atender diferentes municípios por todo Brasil” explica a Dra. Thais Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim no Brasil.
A espirometria é o teste de função pulmonar. Ela mede a quantidade (volume) e /ou velocidade (fluxo) de ar que pode ser inalada ou expirada. O exame é realizado por um técnico de espirometria habilitado. O exame é realizado com equipamentos conectados a sistemas computadorizados que geram dados gráficos e numéricos para a análise do especialista.