O resultado da investigação do acidente que resultou na morte da cantora Marília Mendonça, no dia 5 de novembro de 2021, está próximo de ser divulgado. Ela morreu aos 26 anos, em Piedade de Caratinga, na Região do Rio Doce, em uma queda de avião.
A informação foi confirmada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), na próxima segunda (15), realizará uma apresentação aos familiares das vítimas com o resultado da investigação.
Ainda segundo o órgão, após a apresentação, o Relatório Final será disponibilizado no site do CENIPA e no Painel SIPAER para acesso geral.
Marília Mendonça morreu no dia 5 de novembro de 2021 após o avião que ela estava cair em Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce. Além da artista, seu assessor Abicieli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique Ribeiro, o piloto e co-piloto também não sobreviveram.
Investigações inconclusas
Em entrevista coletiva realizada no dia 4 de novembro de 2022, um dia antes da morte de Marília completar um ano, a Polícia Civil não descartou falha humana como o elemento causador do acidente. “Se descartada qualquer falha de motores, a gente consegue caminhar para a conclusão de uma falha humana”, afirmou o delegado Ivan Lopes Sales, responsável pela investigação.
No entanto, o policial pondera que é necessário aguardar o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgar o laudo técnico. Em nota enviada à época, o Cenipa explicou que as investigações não buscam ‘culpados’, mas entender a dinâmica dos eventos para evitar acidentes aéreos.
As investigações “têm como objetivo prevenir que novos acidentes com características semelhantes e distintas ocorram, não buscando determinar culpa ou responsabilidade; e são concluídas no menor prazo possível, considerando-se o nível de complexidade de cada acidente”.
Acidente
Uma aeronave de pequeno porte caiu em uma cachoeira de Piedade de Caratinga, próximo ao acesso da BR-474, na região do Vale do Rio Doce, no dia 5 de novembro de 2021. Horas depois do acidente, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou que Marília Mendonça estava entre as vítimas fatais. Morreram o produtor da cantora, Henrique Ribeiro, e seu tio Abicieli Silveira Dias Filho, além do piloto e o co-piloto.
[Com informações da Itatiaia]