Inscrições do 2º Processo Seletivo 2023 do IFNMG para cursos técnicos entram na reta final

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) recebe até as 17 horas do dia 16 de maio inscrições para o 2º Processo Seletivo 2023, que oferta vagas para cursos técnicos presenciais e a distância (EAD) gratuitos em cinco cidades, para início no segundo semestre letivo. As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente. Todas as regras da seleção constam do Edital  nº 123/2023 e suas retificações.

No total, são 420 vagas (confira quadro abaixo). Os cursos presenciais serão ofertados nos campi Januária, Montes Claros e Pirapora. As vagas para cursos na modalidade EAD são do Campus Diamantina, mas ofertadas nos Polos de São Gonçalo do Rio Preto e Turmalina. Os cursos EAD têm, no mínimo, 20% (vinte por cento) de sua carga horária realizada de forma presencial, a ser aplicada em encontros, avaliações e atividades práticas, podendo ser realizadas no polo para o qual o candidato se inscreveu ou no Campus Diamantina, conforme calendário do curso a ser divulgado anualmente.

Os cursos com vagas em aberto são concomitantes/subsequentes e subsequente. Confira as diferenças entre as formas de oferta:

– cursos técnicos concomitantes são oferecidos aos candidatos que concluíram a 1ª série do ensino médio e estão regularmente matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio em outra instituição de ensino da rede pública ou privada. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração de um ano e meio ou dois anos. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio;

– cursos técnicos subsequentes são oferecidos aos candidatos que concluíram o ensino médio. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no IFNMG, somente o curso técnico, com duração de dois anos. Ao concluir o curso o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio.

O IFNMG disponibiliza o edital do Processo Seletivo em Braille para os candidatos que necessitam. A impressão das cópias é feita de acordo com a demanda. Para solicitar uma cópia, o candidato deve encaminhar mensagem para o e-mail acoesinclusivas@ifnmg.edu.br, informando nome completo, onde vai retirar a cópia (campus ou  Reitoria) e telefone de contato com DDD.

Inscrições

O formulário de inscrição está disponível para os candidatos no link https://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/646415?lang=pt-BR. É necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do candidato e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

É necessário anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexos II-A e II-B do edital) que comprove as notas ou os conceitos que serão usados para classificar o candidato. Para os cursos concomitantes/subsequentes, serão usadas notas ou conceitos de disciplinas do 7º e 8º anos do ensino fundamental; no caso dos cursos ofertados apenas como subsequentes, serão consideradas notas ou conceitos de disciplinas do 1º e 2º ano do ensino médio. As disciplinas a serem consideradas mudam de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Dessa forma, 50% das vagas são reservadas a egressos de escolas públicas (conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012), considerando:
– candidatos com renda per capita bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.953,00);
– candidatos com renda per capita bruta mensal superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo (R$ 1.953,00).

Podem concorrer a essas vagas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e outros candidatos que não se enquadram nesses grupos étnicos, bem como pessoas com ou sem deficiência.

O IFNMG também adota mais duas ações afirmativas, reservando do quantitativo de vagas da ampla concorrência:
– 5% para candidatos egressos de Escolas Família Agrícola (EFA);
– 5% para pessoas com deficiência

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos para concorrer às cotas, se forem classificados no Processo Seletivo, serão convocados a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do candidato, que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o candidato não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto e pardo, além de ser eliminado do Processo Seletivo, o candidato estará sujeito às penalidades previstas na lei.

Mais informações e dúvidas

Antes de se inscrever para o 2º Processo Seletivo 2023, é muito importante que o candidato conheça todas as regras da seleção, consultando o edital e seus anexos, além dos editais de retificação. Acesse esses documentos clicando aqui.

Os canais para esclarecer dúvidas são o telefone (38) 3218-7347 e o e-mail cpsc@ifnmg.edu.br.

 

Vagas por curso/campus

Campus/Polo Curso Forma Turno Duração Vagas
Diamantina/
Polo Turmalina
Técnico em Geoprocessamento (EAD) Concomitante/Subsequente Não se aplica 1,5 ano 40
Diamantina/
Polo São Gonçalo
do Rio Preto
Técnico em Geoprocessamento (EAD) Concomitante/Subsequente Não se aplica 1,5 ano 40
Januária Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Concomitante/Subsequente Noturno 1,5 ano 25
Técnico em Edificações Concomitante/Subsequente Vespertino (com eventuais
aulas práticas diurnas)
2 anos 35
Técnico em Enfermagem Subsequente Noturno (com estágio
obrigatório diurno)
2 anos 40
Montes Claros
Técnico em Eletrotécnica Concomitante/Subsequente Noturno 2 anos 40
Técnico em Informática para Internet Concomitante/Subsequente Noturno 1,5 ano 40
Técnico em Segurança do Trabalho Concomitante/Subsequente Noturno 2 anos 40
Técnico em Química Concomitante/Subsequente Noturno 2 anos 40
Pirapora Técnico em Administração Concomitante/Subsequente Noturno 1,5 ano 40
Técnico em Edificações Concomitante/Subsequente Noturno 2 anos 40