A base do North Esporte Clube vai estrear no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão – Categorias Sub-15 e Su-b17. O primeiro jogo das Crias será em casa, neste domingo (7), contra o Dínamo, de Araxá, na Arena Credinor – José Maria Melo, em Montes Claros.
Rodada dupla – A bola rola para o sub-17, às 14h, e o sub-15 duela logo em seguida, às 16h. Para acompanhar os confrontos, o torcedor poderá participar de uma ação solidária, com a doação de 1kg de alimento não-perecível (exceto sal e fubá), em troca do ingresso.
Ao lado do Tricolor no Grupo A, estão Uberlândia, Mamoré (Patos de Minas) Manchester (Juiz de Fora) Pirapora Futebol Clube, Siderúrgica (Sabará), Ipatinga e Juventus (Minas Novas).
Na Chave B, estão Pouso Alegre, Uberabinha (Juiz de Fora) Nacional (Visconde do Rio Branco) Atlético Três Corações, Formiga, Tombense, Bétis (Ouro Branco) e Serranense, que mudou para Itatiaiuçu.
Promovido pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o Estadual da Segunda Divisão, em 2023, será composto por 18 equipes, divididas em dois grupos.
Leia mais:
Momento histórico
“É um momento histórico para o North. Com menos de um ano de existência, as suas categorias de base já estão participando de uma competição federada. A expectativa se mistura com a ansiedade e vamos buscar os melhores resultados”.
Treinador dos dois elencos, o técnico Wagner Leal garante que o grupo está pronto para o desafio.
“Estamos com expectativas muito boas. Na pré-temporada, trabalhamos para acertar os times. Fomos em busca de peças para incrementar o elenco e os times se encaixaram bem. Obtivemos bons resultados nos amistosos, o que nos deixou otimistas. Há uma ansiedade natural para a estreia já que, para muitos atletas, será a primeira participação em uma competição estadual. Nossa meta é o acesso para a primeira divisão e vamos em busca desse objetivo.”
CURIOSIDADE: O Dínamo foi excluído da 1ª Divisão Sub-15 e Sub-17, e vai jogar Mineiro da 2ª em 2023. Essa decisão da FMF foi anunciada no dia 3 de março em nota pelo clube.
Isso ocorreu porque a equipe de Araxá não possui time profissional e também por não ter renovado o Certificado de Formação de Clube Formador, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Diante disso, o time volta a jogar a divisão após seis temporadas na elite do futebol mineiro de base. A primeira participação na Primeirona na história do clube foi em 2016.
Outros representantes da região
Ao lado do Tricolor no torneio, estão mais dois representantes da região próximo ao norte do estado. O Juventus de Minas Novas, do Vale do Jequitinhonha, e o norte-mineiro Pirapora Futebol Clube.
Os minas-novenses estream fora de casa, no sábado (6) contra o Siderúrgica, com o sub-15 às 9h, e o sub-17, às 11h. O PFC, no entanto, também em rodada dupla mesmo dia contra Ipatinga, diante do torcedor, no Estádio Oswaldo Nascimento.