A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou na última semana, as prestadoras de serviços de telecomunicações a implementarem protocolos de identificação e autenticação de chamadas.
Segundo a agência, os protocolos vêm como uma solução, na qual as chamadas serão apresentadas aos consumidores com o número do discador e sua identificação, que permite identificar o nome da empresa e o motivo da ligação telefônica.
Será lançado também um serviço que evitará a prática de alterar os números para que o consumidor não identifique uma mesma origem da ligação. Conforme a Anatel, a agência acredita que oferecerá mais segurança ao consumidor e não precisará mais recorrer ao uso de números específicos, como o prefixo 0303, que identifica atualmente as ligações de telemarketing.
A agência informou as mudanças em uma reunião na última quinta-feira ( 27), porém não foi divulgado quando o serviço entrará em vigor e quais as operadoras que adotarão a medida.
Medidas contra o telemarketing abusivo
É considerado telemarketing abusivo aquele feito pelas empresas que realizam cerca de 100 mil chamadas por dia, usando robôs para efetuar as ligações. As chamadas nem sempre são completadas ou então elas são desligadas assim que o consumidor atende.
De acordo com a Anatel, foram bloqueados 564 usuários e abertos 24 processos de sanções contra empresas que burlaram as regras para diminuir o número de chamadas ao mesmo cliente. As multas podem alcançar até R$ 50 milhões.
(Com informações de O Tempo)