Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26 de abril de 2023 no prédio da 11° Região Integrada de Segurança Pública (RISP) a 1° reunião do Comitê de Segurança Comitê de Segurança Pública, que trata do planejamento e estratégias de segurança da 49° Exposição Agropercuária (Expomontes) deste ano, que será de 30/06 a 09/07, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Estiveram presentes, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Guarda Municipal, MC Trans, Sociedade Rural de Montes Claros, entre outras.
O chefe de planejamento e operações da 11° RPM capitão, Frederico Lima Lessa lembrou que este comitê foi criado em 2018 e de lá para cá houve redução no número de ocorrências com a implantação de um efetivo trabalho das forças de segurança na exposição.
De acordo com dados da PM, o número total de ocorrências em 2018 foi de 61, já em 2019 este número caiu para 47 e em decorrência da pandemia da covid-19 não foram realizadas exposições em 2020 e 2021. Na retomada da feira no ano passado o número caiu para apenas 28.
“A PM trabalha em prol da sociedade, e a Expomontes é um evento tradicional na cidade, reune muitas pessoas principalmente para uma pequena área, por isso a demanda das forças de segurança um olhar e uma atenção maior para aquele local e fazer com que as pessoas possa estar em um ambiente que pode ser considerado um cartão de visitas de Montes Claros. E neste ano faremos uma atuação integrada entre as forças, repetindo o que foi feito em 2022 com ascrécimo de tecnologia para que tudo transcorra bem durante os dez dias de evento, destacou o capitão”.
A Polícia Civil também tem uma participação importante no evento; o delegado regional, Erivelton Ruas Santana esteve na reunião e conversou com a nossa equipe, ele destacou que a PC para aumentar a segurança da feira trás de Belo Horizonte uma delegacia móvel com monitoramento através de câmeras de segurança que é instalada no interior do parque de exposições onde as pessoas que forem vítímas de algum crime podem ali mesmo registrar um boletim de ocorrência e assim tomar as primeiras providências e elucidar os crimes.
O comandante do 7° batalhão de Bombeiros Militar Tenente Coronel, Rubens Fernandes de Oliveira lembrou que o Corpo de Bombeiros tem uma participação efetiva na feira na parte de prevenção e segurança contra incêndio e pânico e juntamente com os demais orgãos o foco da corporação da reunião é realizar tal planejamento para trazer segurança para todos que vão participar durante todos os dias.
“Sabemos que no dia 03 de julho o parque fica aberto ao público de forma gratuita e por isso é uma data que demanda ainda mais atenção com o emprego de um efetivo maior”.
A Sociedade Rural de Montes Claros é quem organiza a feira, o diretor jurídico da entidade, Renato Alencar esteve na reunião e destacou qual a importância da realização da mesma para que o evento seja seguro e organizado.
” Basicamente para se previnir e ter uma boa segurança envolvemos todos os orgãos que estão presentes aqui hoje para planejar sobretudo com antecedência para que não haja falhas durante a exposição que traz consigo um público grande, e para que tenha sucesso é necessário segurança”.