Assim como os seres humanos, os cuidados com a saúde bucal dos pets devem ocorrer desde filhote. A troca dos dentes em cães e gatis ocorre normalmente entre o quarto e oitavo mês de vida. Alguns cuidados devem ser tomados neste período como a observação do comportamento e alimentação do animal, pois o ele pode sentir dor quando os dentes permanentes estiverem nascendo e o apetite tende a diminuir.
Outro aspecto que deve ser observado, é a coceira que pode surgir quando os novos dentes estão nascendo e, principalmente os cães podem passar a morder vários objetos e móveis. É importante que o tutor forneça um mordedor para aliviar esta coceira e também salvar seu chinelo (rs).
Com o surgimento dos dentes permanentes, os cuidados com a higiene bucal se redobram. A escovação precisa ser feita cada 24 hs ou no máximo a cada 48 hs; sempre com escova macia e creme dental apropriado aos animais. Assim, o tutor evitará o acúmulo de tártaro e consequentemente inflamação e infecção nas gengivas.
Com o passar dos meses, se o dente de leite não cai, ocorre o que chamamos de dentição dupla. Com isso, pode ocorrer acúmulo de alimentos e propiciar o surgimento de tártaro. A retirada cirúrgica pode ser necessária para evitar problemas futuros.
Em caso de inflamação, sangramento e mau hálito, é importante levar o animal a um veterinário para um tratamento adequado.
Abraço carinhoso da Vet.