Blitz contra o trabalho infantil é realizada em Montes Claros

EC Joanópolis (SP) 21/01/2014 - Operação da Polícia Rodoviária Federal em conjunto com o Ministério Público Estadual e Superintendência do Ministério do Trabalho de São Paulo, deflagraram a operação denominada Gato Preto, para coibir a exploração de trabalho infantil e degradante nas carvoarias da região de Bragança Paulista. Na operação na Carvoaria ME, os fiscais encontraram entre os trabalhadores, 4 menores com idade entre 13 e 17 anos. Na foto, Jean, menor de idade. Foto Michel Filho/Agência O Globo
Créditos: Rubens Santana / Divulgação
 
A Prefeitura de Montes claros, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na tarde dessa segunda-feira, 24, uma blitz educativa na área central da cidade. O objetivo foi chamar a atenção de empresários e comerciantes para o programa Jovem Aprendiz, que ajuda a diminuir a presença de jovens pelas ruas da cidade trabalhando na informalidade. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado em todo planeta em 24 de abril.

De acordo com Ronilde Soares Rodrigues, gestora municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, “um jovem com pouca ou nenhuma experiência profissional, que almeja ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, enfrentará muitas dificuldades. Dentro desta perspectiva, por determinação do prefeito Humberto Souto, implantamos esse projeto [Jovem Aprendiz] na Prefeitura de Montes Claros e estamos ampliando o programa, incentivando o empresariado a contratar esses jovens e tirá-los da informalidade”.

PROGRAMA – O Jovem Aprendiz propõe uma relação de troca, uma vez que o adolescente ou o jovem recebem a oportunidade da prática, da capacitação. Já as empresas poderão moldar e qualificar a mão de obra em conformidade com suas necessidades. Muitas são as contratantes que efetivam os aprendizes após o período do programa, pois estes já estão alinhados com a missão e com a cultura da empresa.

Ao contratar um jovem aprendiz, o valor depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em nome do trabalhador é de 2%, enquanto que, para os demais trabalhadores, é de 8%.

Ao dar oportunidade a jovens aprendizes, a empresa garante maior diversidade no seu quadro, abrindo caminho para uma equipe mais plural e contribuindo para a retirada dos jovens das ruas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2211-3402 e 2211-3812.