Muitas pessoas sentem vergonha de ir à academia. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como não se adaptar aos exercícios, ficar envergonhado com o próprio corpo, não aguentar o peso dos equipamentos, medo de fazer algo errado e de ser criticado pelos colegas, entre outros.
Embora fazer exercício físico seja muito bom para a saúde, algumas pessoas que frequentam a academia podem achar essa atividade um tanto quanto opressiva. Se você se sente observado ou julgado, ou mesmo usar o vestiário te provoca ansiedade, saiba você não está sozinho.
Porém, é importante saber superar esses pensamentos, para que você alcance os seus objetivos e se sinta bem consigo mesmo. Muito importante não ficar se comparando a outras pessoas que frequenta academia, principalmente aquelas que ficam se perguntando synthol preço.
Quer descobrir como superar esses obstáculos e perder a vergonha de ir à academia?
Algumas dicas que te ajudarão:
Pense a longo prazo
Já pensou nas vantagens que você pode alcançar ao fazer os exercícios regularmente? Os benefícios são inúmeros, visto que é possível ter mais qualidade de vida, poder conquistar o corpo que tanto desejava, melhorar a saúde, ter mais energia para fazer as tarefas diárias etc.
Então, não desista antes de tentar. Pense a longo prazo. Assim, será mais fácil de você perder a vergonha de ir na academia.
Evite horários de muita lotação
Um dos fatores que levam as pessoas desistirem de praticar atividade física é o fato de ter muita gente olhando para elas, principalmente, quando se é novato no ambiente.
Entretanto, isso pode ser facilmente resolvido, já que as academias costumam ter horários com maior e menor concentração de pessoas.
Então, basta você procurar saber na recepção ou com o instrutor, qual o horário costuma ter menos gente fazendo exercícios no local. Isso o ajudará a ter mais tranquilidade no momento de fazer suas atividades.
Não se compare com os outros
Muitas pessoas ficam com vergonha de ir na academia pelo fato de ver outras pessoas com o corpo bem torneado, enquanto o seu não está naquele padrão.
Mas, isso deve ser encarado com naturalidade. Isso porque é preciso ter em mente que algumas pessoas só tem determinado corpo devido a muito treinamento e dedicação.
Isso significa que você não pode comparar o seu tipo físico com o de uma pessoa que está fazendo exercício físico há anos. Saiba que as conquistas chegarão, dia após dia.
Tenha uma companhia
Ter uma companhia de academia certamente vai ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. Isso porque uma pessoa incentiva a outra, dando dicas, encorajando a não desistir.
Essa é uma forma de fazer o tempo passar de uma forma rápida e prazerosa, fazendo com que você esqueça do esforço de pegar os halteres.
Respeite o seu limite
Apesar da companhia ajudar as pessoas a ter mais coragem, é preciso que você respeite os seus limites. Nada de colocar várias anilhas na máquina se você não aguenta.
A evolução de cada indivíduo é feita aos poucos e de forma diferente embora mutas pessoas cortam caminho utilizando hemogenin comprimido ou outros anabolizante. Por isso, o profissional de educação física deve acompanhar você para dizer quando está na hora de aumentar os pesos dos equipamentos.
Planeje seu tempo e seus treinos
Seguir um plano não é apenas a chave para o gerenciamento do tempo e a eficácia, mas também tira o medo do desconhecido.
Se você sabe exatamente quais exercícios deseja realizar e em que ordem, você será capaz de se concentrar em seu treino, e não na incerteza do que fazer a seguir.
Use respiração profunda e pensamento positivo
Se você se sentir oprimido, concentre-se na respiração, focando na respiração diafragmática. Esse tipo de técnica de respiração, em que você recruta ativamente o diafragma e expande o estômago, demonstrou reduzir o estresse e os níveis de cortisol segundo algumas pesquisas.
Da mesma forma, você pode tentar reformular sua conversa interna negativa. Por exemplo, se você está preocupado com as pessoas julgando sua aparência, mude seu pensamento de “essa pessoa me acha grande e fora de forma” para “essa pessoa está lá para malhar e focada em suas próprias ações”.
Se você puder começar percebendo o padrão de pensamento negativo primeiro e, com o tempo, tomar medidas para desafiá-lo e mudar para uma conversa interna positiva, você pode perceber que é capaz de canalizar mais coragem para continuar com sua rotina de treinos.
Não desista
Quanto mais você for, mais confiante você se tornará e mais fácil será voltar. É natural querer evitar a academia se ela provocar ansiedade, mas se você encontrar mecanismos de enfrentamento que funcionem para você e persistir neles, verá uma melhora com o tempo. Se desafie, e verá o quanto realmente vale a pena não desistir de você!