Com a chegada da pandemia do covid-19 em 2020, o marketing digital e as redes sociais voltaram a protagonizar mudanças importantes nos hábitos do brasileiro, onde o delivery passou a ser a única opção para se adquirir ou vender determinados produtos, uma vez que tudo estava fechado, com isso o marketing digital passou a ser uma nova ferramenta indispensável para todos os setores; vendas, lives de música, anúncios e muitas outras formas de expor produtos e serviços, de forma gratuita ou com impulsionamentos de tráfego pago, porém muito acessíveis, as lojas físicas deixaram de existir definitivamente para alguns setores e passaram a apostar no Instagram com perfis de lojas digitais, com entrega por delivery e assim nasceu uma nova modalidade de negócios, que hoje é uma realidade muito comum em todo o mundo.
E o que isso pode influenciar nos resultados de uma empresa é um efeito surpreendente, pois com um bom plano de ação podem alcançar um número maior de clientes, pelos meios digitais, de uma forma bem mais barata e acessível, agora com o imenso poder que as redes sociais representam, a população sabe de tudo que acontece em tempo real, o que favorece a exposição de produtos e serviços por esses meios. É o que afirma o empresário Newthon David, do ramo de restaurantes em Montes Claros, que apostou na contratação de uma equipe especializada no assunto “É perceptível que os nossos clientes estão conectados, pois quando lançamos uma promoção de um rodízio por exemplo a procura é imediata e gera uma grande demanda, com isso optamos por delegar a função de cuidar das nossas redes sociais, da nossa comunicação e marketing para uma equipe que já conhece esse meio e nos indica as melhores estratégias, algo que proporciona excelentes resultados, o cliente chega comenta, interage, faz sugestões e isso nos aproxima do público e ajuda inclusive em direcionados para o curso da empresa” afirma o empresário.
Em todo o norte de Minas pequenas e grandes empresas,passaram a investir em contratação de serviços de consultoria de marketing, elaboração de planos de ação e estratégias voltadas para as redes sociais, o que gera novas oportunidades também para o setor de consultoria em marketing digital que hoje está presente não só nas grandes empresas, mas também em pequenos negócios, onde passaram a oferecem planos mais acessíveis, porém também eficientes. Agora o mundo está mais conectado, pesquisas Monitor Mercantil de 2021 apontaram que mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa cerca de 53% da população mundial e o Brasil ocupa posição de destaque, apontado como terceiro país que mais utiliza as redes sociais com mais de 150 milhões de usuários ativos, o que representa aproximadamente 70,3% da população do país, a região sudeste é a região do Brasil com a maior taxa de usuários, com cerca de 78%. No caso específico do whatsApp o Brasil está na segunda posição do ranking mundial com mais de 108 milhões de usuários, ficando atrás somente da Índia, já no Instagram estamos na terceira posição, ficando atrás de Estados Unidos e Índia, sem contar ainda o facebook e outros Apps, que o Brasil também ocupa as primeiras colocações em todos os rankings.
Más muitos empresários ainda cometem um erro grave ao abrir um negócio, quando não dão a devida importância para a comunicação e marketing do seu empreendimento, vivemos a era digital e isso é um fato, tudo está conectado à rede mundial, desde coisas aparentemente simples aos carros e praticamente tudo em nossa volta, com isso investir em uma consultoria de marketing é extremamente importante, pois as redes sociais de um estabelecimento diz muito a seu respeito, e pode mudar o conceito do cliente, quando feita de forma profissional transmite mais segurança e pode ser a primeira vitrine e o primeiro contato do cliente com a empresa. Onde muitos estabelecimentos comentem erros gravíssimos, como por exemplo não responder mensagens e não interagir com o cliente e isso pode ser um grande diferencial na hora de escolher um produto ou serviço. Sou consultor de marketing há 6 anos, minha equipe e eu já atendemos mais de 80 empresas em todo o Brasil e o erro mais comum dos empresários que identificamos é achar que eles mesmos podem cuidar do seu marketing, porém com tantas demandas ao longo do dia, não sobra tempo para dar a atenção que o seu Instagram e Facebook merecem, por exemplo, o que pode levar a perder vendas, clientese ainda causar uma má impressão com um perfil desorganizado e com demandas a responder. É preciso conhecer o mercado e ter uma comunicação diária com a equipe de marketing parar garantir bons resultados, pois não adianta estar conectado, preciso interagir da maneira correta.