O Corpo de Bombeiros foi acionado para o atendimento de ocorrência envolvendo a captura de uma serpente no na Vila Atlântida, região Norte de Montes Claros, nesta segunda-feira (17).
Segundo os militares, a captura se deu por volta das 16:10, onde a guarnição deparou com uma cobra da espécie “Jibóia” de aproximadamente 2,20 metros de comprimento dentro do quintal do imóvel, oferecendo risco à integridade física dos moradores.
De acordo com as informações, possivelmente a serpente teria buscado refugio no local devido a uma obra de limpeza realizada nos terrenos adjacentes.
Ressalta-se que o solicitante estava bastante apreensivo com a situação, em virtude das características específicas da serpente. Diante do exposto, após análise minuciosa da situação, a guarnição equipada com os EPI’s disponíveis, capturou a serpente com o uso de técnicas e equipamentos específicos, os quais possibilitaram a segurança devida aos operadores.
Posteriormente a serpente foi deixada aos cuidados dos funcionários do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS/IBAMA para que após avaliação e cuidados ela seja solta em seu habitat, longe do perímetro urbano.
Na oportunidade o CBMMG orienta que, em se tratando de situações envolvendo animais peçonhentos, jamais o solicitante tente efetuar a captura da espécie, em virtude do risco iminente de acidente. Primeiramente acione uma equipe via tridígito 193 e permaneça apenas monitorando até que uma equipe especializada chegue no local e efetue a captura com a utilização de técnicas específicas.