Mutirão de Prevenção ao Câncer oferece exames gratuitos nesta sexta-feira (14), em Montes Claros

Foto: Associação Presente/Divulgação

A Associação Presente realiza, nessa sexta-feira (14), a 11ª edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer com atendimentos gratuitos em Montes Claros. A ação será na Praça Doutor Carlos Versiani das 7h às 17h. Os interessados devem comparecer ao local e apresentar documento pessoal com foto e cartão do SUS.

De acordo com a Associação Presente, cerca de três mil exames devem ser realizados nas seis tendas de prevenção que serão montadas nesta sexta. Estarão disponíveis os exames ou avaliações de forma gratuita de mastologia, urologia, colo de útero, pele, boca e nutrição, além de uma carreta de mamografias que será instalada pela segunda vez na Praça da Catedral.

Foto: Associação Presente/Divulgação

Ainda conforme a organização, os mamógrafos estarão disponíveis para exames em tempo real dos pacientes que passarem pela tenda da mastologia e tiverem indicação para realizá-los.

Segundo a Associação, quem for realizar o exame em prevenção ao câncer de mama, deve estar na faixa etária de 50 a 69 anos.

Já os homens que forem realizar o exame de próstata, é preciso ter entre 50 e 70 anos, além de estar em abstinência sexual de dois dias, não ter andado cavalo, motocicleta e bicicleta nos dois dias que antecede a consulta.

Foto: Associação Presente/Divulgação

As mulheres que pretendem fazer o exame de colo de útero deve ter entre 20 e 65 anos, estar em abstinência sexual por dois dias, não estar no período menstrual ou grávida.

A fundadora da Associação Presente e oncologista, Dra Príscila Miranda Soares, explica que o diagnóstico precoce salva vidas.

Foto: Associação Presente/Divulgação

“Descobrir a doença no início é fundamental porque, em muitos casos, o o câncer é mais fácil de tratar e tem uma taxa de sucesso maior quando é detectado em seus estágios iniciais. Quando o câncer é diagnosticado em estágio avançado, pode ter se espalhado para outras partes do corpo e pode ser mais difícil de tratar. Nosso objetivo é fazer com que esses pacientes tenham o acesso ao diagnóstico mais cedo, o que infelizmente não acontece quando eles estão nas filas dos hospitais”, disse.

Mais informações estão disponíveis no telefone da Associação Presente, (38) 3213-4296.