Foi anunciado nesta quarta-feira (12), pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, medida de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção nas escolas em todo o estado.
Segundo o governador, uma série de procedimentos estão sendo adotados em todas as escolas.
“Adotamos uma série de medidas para inibir fatos como o que assistimos, de maneira muito triste, na semana passada em Santa Catarina. Uma série de procedimentos estão sendo adotados em todas as escolas do estado para que nós tenhamos medidas preventivas para evitarmos e minimizarmos a chance de ocorrências como aquela”, destacou.
Romeu Zema afirmou que as ações anunciadas para as escolas estaduais funcionarão também nas redes particulares e municipais.
“Todos esses procedimentos serão extensivos às redes municipal e particular. Lógico que vai depender de os prefeitos e donos das escolas querer aderir”, disse.
Uma das novidades anunciada por Romeu Zema é a adoção de um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços.
Outra medida é o reforço no fluxo a ser seguido pelos gestores escolares, da rede pública ou privada, para a ocorrência de violência ou ameaças. Os diretores das unidades de ensino deverão comunicar o fato às suas respectivas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que farão a imediata comunicação com a seção de planejamento operacional regional da Polícia Militar (PM).
Ainda conforme o governador, a Polícia Militar está orientada a fazer um patrulhamento mais ostensivo nas áreas de entorno das escolas e “assim continuará”, disse Zema.
(Com informações de Itatiaia)