Saúde Bucal: a prevenção é o tratamento mais indicado

Com o tempo e a experiência, entendemos que aquele velho ditado “prevenir é melhor do que remediar” faz todo o sentido. E com a saúde bucal não é diferente. Os motivos são vários: a prevenção é mais barata, mais simples e indolor do que qualquer tratamento.

Mesmo assim, é comum que muitas pessoas deixem que os casos sejam agravados antes de procurar um bom dentista. Por isso o Portal Webterra procurou uma profissional que falou um pouco mais sobre a importância da saúde bucal.

A cirurgiã dentista (odontopediatra), Flávia Biondi destaca que uma má higiene causa mau hálito, cáries e alterações gengivais que podem levar até a perda dentária. E mesmo higienizando a boca diariamente acumulamos tártaro, e esse só um profissional dentista remove. O acúmulo de tártaro causa inflamação gengival e pode gerar uma perda de estrutura óssea e posteriormente perda dentária também. Por isso é importante ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano.

Webterra: Qual é a relação entre saúde bucal e a saúde geral?

Dentista: A boca tem importância para a alimentação, comunicação e socialização. Se há uma alteração dentária a trituração do alimento fica prejudicada e ainda pode ser porta de entrada para infecções, principalmente pacientes com outras alterações como diabetes, cardiopatias, câncer. Esses podem ter bactérias na corrente sanguínea vindas da boca devido falta de cuidados profissionais.Socialmente falando, quando há alterações bucais a tendência é esconder a boca para conversar e prejudicar a dicção, causando um afastamento social e isso ainda pode gerar depressão.

Webterra: Qual a relação entre saúde bucal e os problemas cardíacos?

Dentista: Pacientes com problemas cardíacos necessitam cuidados redobrados com a boca pois bactérias comuns na cavidade podem invadir a corrente sanguínea através de lesões dentárias (cáries) ou inflamações gengivais e migrar para músculos cardíacos já fragilizados. Essa alteração agrava muito a saúde geral do paciente.

Webterra: Quais são as medidas necessárias para manter a saúde bucal em dia?

Dentista: Além dos cuidados diários com uma escovação correta, uso do fio dental e alimentação balanceada, é de extrema importância uma avaliação profissional a cada 6 meses, juntamente da remoção do tártaro é uma profilaxia que remove placas bacterianas que se acumulam ao longo do tempo.

Webterra: A alimentação também tem um papel na prevenção de doenças bucais?

Dentista: Sim, uma alimentação rica em açúcar e alguns carboidratos facilita e acelera o acúmulo de placa bactéria que evoluem para a cárie. A ingestão de água também se faz muito importante para manter o pH da saliva favorável à remineralização dentária. Aquelas pessoas que tem o hábito de “beliscar” toda hora, tomar café, suco ou refrigerante em intervalos curtos ou ainda ingerir balas frequentemente, também tem risco aumentado para alterações prejudiciais à saúde bucal.

Visite seu dentista sempre que perceber alterações de cor nos dentes ou gengiva, ou aparecer incômodo doloroso e faça uma avaliação e tire suas dúvidas.

 

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.